Sorocaba

Confira as mais de 15 obras realizadas em Sorocaba no combate a alagamentos desde 2021 e outras melhorias em andamento – Agência de Notícias

 

A realização de obras de drenagem em todas as regiões do município, desde redes para escoamento de águas pluviais até substituição de travessias de córregos, além das obras de desassoreamento, sobretudo para evitar alagamentos, estão entre as prioridades executadas pela Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), nos dois últimos anos, a partir de 2021. As intervenções incluem, ainda, a limpeza de bueiros, redes de esgoto e de taludes às margens dos córregos.

“Sejam com recursos próprios do Saae/Sorocaba, via financiamento ou em parceria com outras instâncias de Governo, os investimentos são constantes na realização de melhorias em todas as regiões da cidade, com especial atenção às obras para evitar e combater os alagamentos. Temos realizado, nesses dois anos, obras que eram esperadas há décadas na cidade”, aponta o prefeito Rodrigo Manga.

 

Desassoreamentos do Rio Sorocaba e de córregos

No ano passado, o Saae/Sorocaba realizou o desassoreamento do Rio Sorocaba, em toda a Zona Urbana, em parceria com o Governo do Estado. Ao todo, foram retirados do Rio Sorocaba, entre maio a outubro, cerca de 50 mil metros cúbicos (4.167 caminhões) de material, além de outros 20 mil m³ do córrego Itanguá, na região do Jardim Marli e Jardim Itapemirim, na Zona Oeste.

Ainda, no dia 2 de dezembro de 2022, o Saae/Sorocaba iniciou nova fase de obras no córrego Itanguá, que também já surtiram efeito, tendo em vista que não houve mais alagamentos no Jardim Marli e Jardim Itapemirim. A intervenção também contempla o desassoreamento do córrego e a criação de área específica para retenção das águas (bolsões). No início de 2023, cerca de 5 mil m³ de resíduos (417 caminhões) já foram removidos do local.

Da mesma forma, desde o dia 20 de janeiro deste ano, o Saae/Sorocaba adiantou, com recursos próprios, a ampliação dos trabalhos de desassoreamento do Rio Sorocaba, o que seria retomado em março, após o período de chuvas, pelo Governo do Estado, via Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rios Vivos, gerenciado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).

“Essa foi uma medida adotada, devido ao aumento considerável da vazão de água da Represa de Itupararanga para o Rio Sorocaba e a consequente elevação do nível deste manancial que atravessa a cidade. Está sendo feita a remoção de um banco de areia do leito do rio, no ponto localizado na Avenida Dom Aguirre e proximidades do entroncamento com a linha férrea e a Usina Cultural e, depois, haverá a estabilização de um talude afetado por erosão. Até o momento, 1.200 m³ de sedimentos (100 caminhões) já foram retirados do local”, adianta o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Houve, ainda, a limpeza na Bacia de Contenção Norcross, retirando todo material que estava acumulado sobre a chamada grelha e a desobstrução da saída de água. Mais que isso, o Saae/Sorocaba segue com um cronograma de manutenção de córregos (desassoreamento), que atende as várias regiões da cidade, como Jd. Santo André, Central Parque, Mineirão, Parque dos Espanhóis, Brigadeiro Tobias e Centro da cidade.

 

Melhorias nas redes de drenagem e novas intervenções

Em 2021, as principais melhorias executadas no sentido de prevenir e combater alagamentos no município foram: reconstrução de duas pontes, uma na Estrada José Ribeiro Leite (Estrada do Ipatinga), de acesso à Araçoiaba da Serra, na Zona Oeste, e outra na Rua Felipe Moisés Betti Filho, no bairro Ipanema do Meio, igualmente na Zona Oeste. Além dessas, uma nova travessia foi construída sobre o córrego Lavapés, na Avenida Carlos Sonetti, no Jardim Prestes de Barros, na Zona Leste.

Já, em 2022, foi implantada nova rede de drenagem na Rua Salvador Leite Marques, no Éden, Zona Leste da cidade, bem como obras de melhorias na rede localizada na Rua Marechal Castelo Branco, no Jardim Sandra, Zona Sul. De lá para cá, não foram identificados casos de alagamentos nesses pontos.

Outro local sem novas incidências de alagamentos foi o córrego localizado na Rua Ramon Haro Martini, na Vila Haro, uma vez que o Saae executou a troca de travessias na área, no ano passado. No momento, está em execução a troca da primeira, de duas travessias sob o córrego localizado no Jardim Piratininga, na Zona Leste, a ampliação do sistema de drenagem na Alameda Iguape, na Vila Nova Sorocaba, Zona Norte, e a substituição da travessia sobre o córrego da Rua João Guariglia, na Vila Mathilde, Zona Leste.

“As aduelas sob as pontes, no lugar dos antigos tubos, permitem aumentar a vazão da água que passa por esses locais, combatendo transtornos à comunidade em situações de chuva intensa. Os serviços estavam previstos para ocorrer ao longo de 2023, e foram antecipados para agora, apesar do período de chuvas. Muito já foi adiantado e, em alguns pontos, os trabalhos continuarão com toda intensidade, assim que as condições climáticas permitirem a operação de guindastes e outros maquinários pesados, para a instalação das aduelas. Não podemos perder tempo, mas o serviço exige qualidade e segurança”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

O Saae/Sorocaba já realizou a extensão da rede de drenagem existente na Rua Capitão Nascimento Filho e dará continuidade a essa intervenção, com a realização de obras na Avenida Barão de Tatuí, para implantação de sete bocas de lobo, visando à melhora do escoamento das águas naquele trecho. A ação ocorrerá nos fins de semana, de forma a evitar transtornos ao trânsito e também não afetar o comércio local.

A região da Praça das Bandeiras, no Centro da cidade, será contemplada com obras de drenagem, da mesma forma. O Saae já realizou um levantamento, em toda a extensão da galeria do Córrego Supiriri até o Rio Sorocaba e, no momento, a equipe de Engenharia da autarquia verifica a solução técnica ideal a ser adotada para melhorias na rede de drenagem. Há, ainda, o projeto do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) – Parque dos Italianos, iniciativa que está em fase de licitação para posterior execução dos trabalhos, o que igualmente contribuirá para evitar alagamentos na região.

“O Saae/Sorocaba tem disponibilizado equipes extras das diretorias de Drenagem e de Infraestrutura e Logística, para realização da desobstrução das águas pluviais na cidade. O serviço consiste no desentupimento das redes de drenagem, retirada de folhas, resíduos e gravetos dos córregos e das galerias, para atender aos chamados da cidade”, diz o diretor-geral.

 

Roçagem de margens e taludes

O Saae/Sorocaba mantém outra ação contínua nessa frente de combate às enchentes, que é a roçagem de margens e taludes de córregos, canais, Bacias de Contenção e do Rio Sorocaba. Neste início de 2023, levantamento feito pela autarquia aponta que os trabalhos executados, somente no mês de janeiro, totalizaram mais de dois milhões de m² de roçagem. A área é equivalente a 200 campos de futebol inteiros.

“Trata-se de serviço realizado diariamente, por empresa especializada, e com programação previamente aprovada pela autarquia. O objetivo é manter a limpeza e altura adequada da vegetação, em conformidade com o restante das áreas nos arredores. Adequamos a execução dos serviços, de acordo com as demandas necessárias”, destaca o responsável do Saae/Sorocaba.

Nesta segunda (6) e na terça-feira (7), os trabalhos prosseguiram nas margens do córrego Água Vermelha, na região dos bairros Jardim dos Estados e Jardim Refúgio. Ainda nesta semana, serão feitos serviços por todo esse córrego, percorrendo boa parte dos bairros da Zona Sul, especificamente aqueles paralelos à Avenida Washington Luiz até o encontro com a Rua Paulo Monte Serrat e o Rio Sorocaba.

A roçagem de córregos, em janeiro, também ocorreu ao longo do córrego Lavapés, córrego Supiriri (Centro), Vila São João, Trujilo, Rua Ricardo Severo (CSU), Vila Moreno, córrego Piratininga, córrego Vila Matilde (Vila Rica), Rua Angelo Elias, Jd. Iguatemi, Jd. Abaeté, Jd. Brasilândia, córrego Pitico (Matadouro), Vila São Pedro, córrego Mineirão, córrego Vila Formosa, córrego Itanguá (fase II), Jd. São Guilherme, Parque das Laranjeiras, Rua Estados Unidos, Jd. São Camilo, Jd. Santa Marina/Paineiras, Parque Três Meninos, córrego Pesqueiro, Vila Dálmatas, Brigadeiro Tobias, Jd. do Paço, Parque das Águas, Aparecidinha, Bacia Espanhóis, Bacia Formosa, Bacia Abaeté, RDC Água Vermelha, Represa Castelinho, Jd. São Marcos e Rio Sorocaba. Ao todo, cerca de 40 pontos da cidade receberam esse serviço, conforme programação da autarquia.

O serviço de roçagem ocorre de forma criteriosa. As equipes são instruídas com base na legislação municipal vigente e na maneira correta de executar os trabalhos, respeitando os locais onde animais vivem e se reproduzem, bem como as técnicas de proteção e conservação da biodiversidade existente.

 

Limpeza de bueiros

De acordo com o Saae/Sorocaba, a limpeza dos bueiros é feita regularmente, por meio de sucção com caminhão-bomba ou de forma manual, conforme a necessidade ou especificidade do local. Em média, oito mil m³ de material são recolhidos, a cada ano. Em 2020 e 2021, uma média de 4.500 bocas de lobo foram limpas, por ano. Em 2022, até o momento, o serviço já foi realizado em cerca de 2.000 pontos.

O tempo de limpeza de cada bueiro depende da profundidade e da quantidade de material acumulado, se é manual ou processo mecanizado e, em geral, o serviço leva de uma a quatro horas, em cada ponto. A concentração dos resíduos ocorre com maior frequência em bairros onde há pouca declividade, maior área de vegetação e  concentração de materiais de descarte. Nesses casos, a água escoa com menor velocidade e os materiais de descarte ou vegetação são empurrados para as galerias.

“Infelizmente, encontra-se de tudo nas bocas de lobo, desde itens de uso pessoal, roupas e muito mais. Todos esses itens, que infelizmente são descartados no sistema de drenagem de forma irregular, ou obstruem a rede ou podem escapar e ser lançados nos rios e córregos, de forma totalmente inadequada, podendo provocar alagamentos, devido a entupimentos na rede. Daí, tamanha a importância do papel de cada cidadão em acondicionar e descartar o lixo da forma adequada”, enfatiza o diretor operacional de Esgoto do Saae/Sorocaba, Charles Camargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *