ALAGOASBahiaLimeira - SPNoticiasParaíbaRio de JaneiroSem categoriaSergipeSorocaba

Banda da Fundhas vira patrimônio cultural de São José

Henrique Macedo


Fundhas

Uma cerimônia no auditório da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) nesta sexta-feira (24) celebrou um projeto de Lei, aprovado pelo Executivo, que torna a Banda da Fundhas patrimônio cultural de São José dos Campos.

Criada na década de 80, a banda é um projeto voltado para educação, disciplina, trabalho em equipe e emancipação dos jovens. 

A Banda da Fundhas é tradicional na cidade e coleciona prêmios | Foto: Divulgação

Vencedora de diversos prêmios de expressão estadual e nacional, a banda conta com 100 adolescentes entre 9 e 18 anos e mais de 40 instrumentos. 

Flávio Messias, gestor do Centro de Desenvolvimento Artístico da Fundhas, enfatizou a importância desse reconhecimento. “É um dia especial, um marco na história da banda. Não só para os alunos que agora participam, mas também para toda uma geração que passou pela Fundhas”, conta.

“Demonstra que a banda é valorizada na cidade, um grande incentivo para continuarmos os trabalhos”, afirmou Christian Guerrero, maestro da banda.


Atividades culturais da Fundhas fazem parte da formação dos atendidos | Foto: Divulgação

Os pais da Ana Beatriz e da Olívia, integrantes da banda, ficaram felizes ao ver a apresentação musical. “Pra mim é muito interessante porque eu participei de uma banda no meu bairro. As minhas filhas poderem fazer parte de uma banda é gratificante. É formação de caráter, se forma agora na juventude e lá na frente elas vão agradecer”, comentou Roberta Raimundo, mãe das alunas.

A família Raimundo prestigia as filhas – Foto: Divulgação 

João Martins toca flugelhorn e acha importante a valorização da banda. “Eu sinto que essa homenagem vai ser um primeiro passo para a banda ser maior”, disse. 

O aluno João acredita que a banda será mais valorizada | Foto: Divulgação
Convidado para a cerimônia, Ozeas de Paula é suboficial músico da Aeronáutica. O ex-atendido da Fundhas entrou para a então fanfarra em 1991 onde ficou até 1995, quando iniciou na Aeronáutica.

“Tenho orgulho de ter pertencido à esta instituição. Pra mim foi um divisor de águas, consegui seguir carreira como músico”, disse emocionado. 


Ozeas iniciou na banda e hoje segue carreira como músico da Aeronáutica | Foto: Divulgação

Fanfarra

Iniciada na década de 80, a então Fanfarra passou por períodos de inatividade, ressurgindo com vigor em 2011 e consolidando-se como uma referência musical e coreográfica.

Desde sua reativação, a Fanfarra da Fundhas acumulou diversas conquistas em campeonatos locais e nacionais, destacando-se como campeã nacional na Categoria Fanfarra Simples Marcial Infantil, entre outros títulos.

Ao longo dos anos, a Fanfarra passou por mudanças estruturais, como a transição para ser denominada Banda devido à inclusão de novos instrumentos e o fortalecimento de parcerias com entidades como a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, impulsionando sua presença em concursos e eventos.

Em 2022, a Banda conquistou o título de Campeã Nacional da Liga de Bandas e Fanfarras, consolidando-se como uma das principais representantes do cenário musical brasileiro.


Alunos compartilham aprendizados e felicidade em participar da Banda da Fundhas | Foto: Divulgação


MAIS NOTÍCIAS

Fundhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *