ALAGOASBahiaLimeira - SPNoticiasParaíbaRio de JaneiroSem categoriaSergipeSorocaba

Hospital Santa Isabel promove treinamento para maqueiros sobre transporte seguro de pacientes

Cada vez mais empenhado na segurança dos pacientes, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) promoveu, nesta quarta-feira (27), um treinamento que teve como público-alvo os maqueiros, profissionais de grande importância para o fluxo de pacientes no interior do hospital. O curso, que teve como tema ‘Prevenção de Queda no Transporte Seguro de Pacientes’, foi organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e pela Coordenadoria dos Maqueiros.  

“O treinamento foi realizado utilizando uma abordagem teórico-prático, visando estimular o colaborador e também contribuir para que os processos sejam ágeis e seguros em sua rotina, diminuindo os erros na hora de atuação, proporcionando um atendimento multiprofissional qualificado e sistematizado com segurança na prevenção de quedas envolvidas no transporte do paciente”, informou Danielly Chiappetta, coordenadora do NSP.  

O curso foi ministrado pela enfermeira Patrícia da Cruz Araruna, onde foram abordadas questões técnicas de transporte, rotina, equipamentos de proteção e tipos de transporte. “Enfatizamos a sexta meta de segurança do paciente (Risco de queda)”, destacou.  

A técnica de enfermagem Damiana Patrícia, que coordena os maqueiros, destacou a importância do treinamento para a segurança dos pacientes. “O treinamento dos nossos colaboradores maqueiros tem a finalidade de reciclar nossos profissionais no intuito de assegurar a integridade do paciente, com habilidades adequadas prevenindo o risco de queda”, ressaltou.  

Durante o treinamento, com foco na preparação dos maqueiros para que eles possam fazer o transporte dos pacientes intra-hospitalar com segurança, foi realizada também uma palestra sobre a atuação da equipe de enfermagem, estabelecida pela Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nº 588/2018, que atualiza e normatiza a atuação desses profissionais no processo de transporte de pacientes em ambiente interno aos serviços de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *