Noticias

Curso de ovos de colher do FAC capacita 1,3 mil pessoas – CGNotícias

Na semana em que se comemora a Páscoa, a Prefeitura de Campo Grande, por meio do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) e da Secretaria de Assistência Social (SAS), encerrou nesta quarta-feira (27), o curso de ovos de Páscoa de colher. Com o objetivo de proporcionar a inclusão no mercado de trabalho e aumento da renda familiar, 1,3 mil pessoas foram capacitadas entre os dias 15 e 27 de março. 

A coordenadora-geral do FAC, Adir Diniz destacou que a cada ano, um número maior de pessoas se inscreve para o curso, e como resultado, mais vidas são transformadas por meio da confeitaria. “Costumo dizer que os nossos cursos são pensados para gerar renda sem sair de casa, para atender às mães que não conseguem sair de casa para trabalhar porque precisam cuidar dos filhos. E desenvolvemos o curso para ele de fato, ser profissionalizante”, afirmou.

Ministrado pela chef Eva Galvão, o curso ensinou sobre noções de higiene na manipulação dos alimentos, a origem do ovo de Páscoa, temperagem do chocolate e como fazer a casquinha do ovo de Páscoa. A aula contou ainda, com as receitas de recheio de leite ninho, creme brûlée, montagem dos ovos, técnicas de venda e precificação. 

Evelyn Cristina de Araújo, 30 anos, moradora do bairro Santo Eugênio, relatou que ficou sabendo do curso oferecido pelo FAC por meio do Centro de Integração da Criança e do Adolescente (CICA), frequentado pelo seu filho mais velho de 10 anos. 

“Eu não trabalho fora de casa porque meu filho mais velho é especial, e como ele depende das terapias, eu não consigo um serviço que me libere para levar ele às consultas. Como eu também tenho o meu pequeno de cinco anos, vi o curso como uma oportunidade de aprender algo que eu já tentei fazer sozinha e não deu certo, que é manipular o chocolate e já pretendo colocar em prática os ensinamentos e vender os ovos para essa Páscoa”, salientou. 

Moradora do bairro Caiçara, Clenir de Souza, 68 anos, destacou que a oficina vai ajudar a complementar a renda para o cuidado dos netos. “É a primeira vez que eu faço o curso e pretendo gerar uma renda extra para me ajudar na criação dos meus três netos de 10, 9 e seis anos. Sempre tive vontade de fazer ovos de Páscoa, mas ainda não tinha tido a oportunidade de aprender”, afirmou. 

As aulas foram gratuitas, assim como todo material disponibilizado em sala. Cada participante recebeu um kit para sua primeira produção e comercialização, apostila com mais de 20 receitas e certificado. 

Mercado aquecido

Uma das principais datas do comércio, a Páscoa deve aquecer a economia de Campo Grande com a venda de chocolates, presentes e pescados. Conforme levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande, entre os dias 4 e 8 de março, nas sete regiões de Campo Grande, a previsão é de que R$98 milhões sejam gerados neste período na Capital, 9% a mais do que no ano de 2023. 

De acordo com a pesquisa, 79% dos consumidores afirmaram que vão dar presentes nesta Páscoa e devem investir em média R$190,00. O chocolate segue como o item preferido.

#pratodosverem A primeira imagem, que ilustra a capa da matéria, mostra as alunas e as professoras mostrando os certificados do final do curso.

A segunda imagem mostra um dos ovos confeitados pelas alunas, com creme e brigadeiro.

A terceira imagem mostra uma das alunas do curso, uma mulher morena, de cabelos presos, com seu filho de 5 anos no colo.

A quarta imagem mostra uma mulher morena, grisalha, com o cabelo preso, mostrando seu certificado de conclusão do curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *