ALAGOASBahiaLimeira - SPNoticiasParaíbaRio de JaneiroSem categoriaSergipeSorocaba

Saae/Sorocaba constrói muro de contenção no Parque Vitória Régia 2 – Noticias

 

Fotos: Saae/Sorocaba

Por: Eduardo Santinon

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) realiza obras para construção de muro de contenção (dique maciço) no entorno do Parque Amadeu Franciulli, localizado na Rua José Martinez Peres, no bairro Parque Vitória Régia 2. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em até 90 dias.

O dique maciço possui 1,6 metro de altura, com quatro metros de largura na crista do talude (parte alta), somando, aproximadamente, 300 metros de extensão. Ele se inicia no entroncamento com a ponte que interliga o Parque Vitória Régia 2 e a Avenida General Motors, percorrendo a margem do Rio Sorocaba, no fim da Rua José Martinez Peres, e seguindo pela extremidade do Parque Amadeu Franciulli.

Em paralelo, equipes realizam adequações no sistema de drenagem do local para que, em situações de chuvas extremas, como as ocorridas em janeiro deste ano, as águas pluviais sejam direcionadas para Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) que está sendo construído no trecho composto pelo quadrilátero formado pelas ruas José Martinez Peres e Dr. Heitor Ferreira Prestes.

O muro de contenção da obra, somando-se ao muro que está presente no RDC, totaliza cerca de 500 metros de extensão, para amortecer futuros extravasamentos do Rio Sorocaba e proteger a comunidade local.

 

RDC do Parque Vitória Régia

O RDC do Parque Vitória Régia 2 é um sistema completo para controle de enchentes, composto pelo muro de contenção, reservatório de águas pluviais, dutos e sistema de bombeamento. A iniciativa é uma das obras de drenagem do Saae/Sorocaba e está prevista para ser entregue até o fim deste ano.

Durante agosto de 2023, a autarquia finalizou o dique maciço do RDC, que possui cerca de 3,5 metros de altura e 200 metros de extensão. Simultaneamente, ocorreram as intervenções de escavações do lago, em uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados, com profundidade média de 2,5 metros. Os trabalhos dessa etapa foram concluídos em setembro e mais de 20 mil cúbicos de material (1.666 caminhões) foram retirados de local.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *