ALAGOASBahiaLimeira - SPNoticiasParaíbaRio de JaneiroSem categoriaSergipeSorocaba

Agência Minas Gerais | Meio Ambiente participa do plantio de 500 mudas de árvores nativas do Cerrado em Sacramento

Em extensão às ações do projeto Bosque do Amanhã, do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) esteve, nessa quarta-feira (7/2), em Sacramento, no Triângulo Mineiro, para realizar o plantio de 500 mudas de árvores nativas do Cerrado. 

A ação foi realizada na Área de Preservação Permanente (APP) do Ribeirão Borá e teve a participação do subsecretário de Gestão Ambiental (Suga), Diogo Franco, e da superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica (Sefau), Patrícia Carvalho. O plantio foi realizado por alunos do oitavo ano da Escola Municipal João Cordeiro e do terceiro ano da Escola Eurípedes Barsanulfo. 

“O plantio tem um impacto positivo do ponto de vista visual do bairro e também está numa Área de Proteção Permanente, cumprindo uma função ambiental de proteção ao ribeirão Borá e evitando o assoreamento deste afluente do Rio Grande”, disse o subsecretário Diogo Franco. 

A ação foi articulada por meio da prefeitura do município e do poder legislativo junto à empresa BP Bunge, que realizou a doação das mudas. Outras mil mudas já foram doadas e serão plantadas em Sacramento ainda este mês, totalizando 1.500 plantas.

“Após tomarem conhecimento dos resultados do projeto Bosque do Amanhã, os poderes se articularam para levar essa iniciativa até o município de Sacramento, com o objetivo de agregar ações de restauração florestal e educação ambiental, visando a melhoria da qualidade ambiental do município e a ampliação da consciência ambiental das crianças e adolescentes”, explica a superintendente Patrícia Carvalho. 

Os novos Bosques do Amanhã do município de Sacramento serão incluídos na plataforma de Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), com a localização acessível ao público.

Bosque do Amanhã

Desenvolvido em 2023, em comemoração ao Dia da Árvore, o projeto Bosque do Amanhã foi lançado como parte das atividades do Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) e envolveu estudantes das redes municipais de ensino em todos os cantos de Minas Gerais.

A meta de 6 mil mudas foi traçada pensando na correspondência de uma árvore por aluno. As plantas foram doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), secretarias municipais de meio ambiente e também parceiros privados. 

A iniciativa continua sendo executada pelos municípios participantes do Programa JMS e também por municípios parceiros interessados na restauração de Florestas como forma de melhoria da qualidade ambiental. 

A evolução dos plantios, que estavam em 6808 mudas de árvores plantadas, agora passou para 8.308 árvores plantadas por alunos e pode ser acompanhada pelo “Arvorômetro”, criado pela Semad e disponível no site da secretaria e no Instagram.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente, Marilia Melo, o projeto está em consonância à campanha Race To Zero, em 2021, a que Minas Gerais aderiu em 2021, tornando-se o primeiro estado do Caribe e da América Latina a se comprometer a neutralizar a emissão de gases de efeito estufa até 2050. “O plantio de árvores é uma maneira de contrabalancear as emissões de carbono, o que ajuda a mitigar os impactos das mudanças climáticas. Uma das formas mais eficazes para absorver parte do dióxido de carbono (CO2) da atmosfera é o plantio de árvores, uma vez que as espécies usam o CO2 para crescer e liberar oxigênio, trazendo benefícios a todo o meio ambiente”, afirma a secretária.

Jovens Mineiros Sustentáveis

Por meio do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, em 2023, mais de 6.500 alunos do estado tiveram acesso a ações de educação ambiental voltadas para as temáticas de cidadania, consumo consciente de água e de energia, gestão sustentável de resíduos e educação humanitária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *