ALAGOASBahiaLimeira - SPNoticiasParaíbaRio de JaneiroSem categoriaSergipeSorocaba

IFSP e MTE lançam Programa de Formação em Economia Popular e Solidária – IFSP

Editais para recebimento de propostas das instituições da Rede interessadas em oferecer cursos foram lançados hoje (2)

Durante a 130ª Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), ocorrida em 1º de fevereiro, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura do IFSP, Rafael Alves Scarazzati, juntamente com o Secretário Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), Gilberto Carvalho, e a representante da Rede IF Ecosol, Wiliane Rolim, anunciaram um Programa de Qualificação Profissional e Social em Economia Popular e Solidária, a ser desenvolvido em conjunto com a Rede Federal.

Gilberto Carvalho reforçou a importância da criação e fortalecimento de empreendimentos que promovam uma economia inclusiva e sustentável e a certeza de que a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica é a parceira ideal para tanto, considerando sua proposta pedagógica, diversidade formativa e presença em todo o país.

Rafael Alves conta que procurou o Secretário Gilberto no início de 2023, apresentando experiências já desenvolvidas no IFSP, como o programa Paul Singer, destacando a capacidade da Rede em executar ações de formação junto aos empreendimentos, dada sua capilaridade e vinculação com os arranjos sociais e produtivos locais. Durante o ano de 2023, um projeto foi desenvolvido pelo IFSP e IFBA, apresentando propostas ao Edital do Programa Manuel Querino de qualificação social e profissional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Sendo as duas propostas contempladas, serão oferecidas 2.880 vagas, nas cinco regiões, com o IFBA fazendo a gestão no Norte e Nordeste, e o IFSP no Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Wiliane Rolim, do IFPB, apresentou a Rede IF Eco Sol, composta atualmente por servidores de 18 Institutos Federais, que trabalham em ensino, pesquisa e extensão com economia popular e solidária. Ela destacou a vocação da Rede Federal para essa atuação, para o associativismo, e que tal visão não é apenas uma resposta ao problema do emprego, mas a busca pelo bem viver, pelo fazer coletivo, pela alternativa ao individualismo e competição.

Lançamento de editais – Nesta sexta (2), houve o lançamento dos editais para recebimento de propostas das instituições da Rede que desejarem desenvolver cursos, os quais contarão com auxílio aos estudantes e bolsa aos formadores.

O evento foi marcado por uma live realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), contando com participação da Setec e representantes do IFSP, IFBA e Rede IF Eco Sol, sendo abordada a temática da economia solidária, o programa Manuel Querino, as ações e capacidade da Rede Federal, bem como apresentados os editais do IFSP e IFBA. O conteúdo está disponível no canal do MTE no Youtube:https://www.youtube.com/live/v_AF2ZEVAUI?si=w7Nt2LcJhK59MPOk.

Manuel Querino – Nascido em 28 de julho de 1851, na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo baiano, Manuel Querino dá nome ao programa por ter criado o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia e a Escola de Belas Artes. Escritor e pintor, o abolicionista Manuel Querino foi pioneiro nos registros antropológicos e na valorização da cultura africana na Bahia.

Programa de Economia solidária IFSP – O Programa de formação e qualificação profissional em Economia Popular e Solidária nos Institutos Federais das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul  é fruto do trabalho coletivo de grupos, organizações e instituições que trabalham com iniciativas que visam ao fortalecimento da Economia Solidária no Brasil, nos estados e nos territórios de identidade. Nesse sentido, o respectivo programa ganha materialidade, a partir de diálogos constituídos entre servidores que compõem a Rede IF EcoSol e a Senaes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *