Noticias

MS debate ações e gestão de políticas públicas em evento nacional com a ministra do Planejamento – Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Representando o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, o secretário executivo de gestão estratégica e municipalismo, Thaner Castro Nogueira, participou do 88º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, realizado em Brasília, nessa quarta-feira (13). 

O encontro teve início às 9h, no Unique Palace com a presença da Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do Secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional do Estado de Pernambuco e Presidente do Conseplan, Fabrício Marques e da Secretária de Planejamento, Leany Lemos.

Secretários estaduais de planejamento de 23 unidades federativas do Brasil e especialistas em políticas públicas, governança orçamentária e inovação participaram do Fórum para debater sobre planejamento orçamentário, ações e gestão voltada às políticas públicas do país.

A programação contou com a apresentação de nove painéis que abordaram diversos temas que norteiam a pauta central da reunião, como: Investimentos Estratégicos, Agendas Transversais e Multissetoriais no Orçamento da União, Perspectivas de Impacto nos Orçamentos Estaduais, Transformação Digital como Estratégia de Desenvolvimento, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, utilizando recursos tecnológicos e boas práticas e Fontes de Financiamento para a Modernização dos Sistemas de Planejamento Público.          

Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan), a ideia do Fórum é proporcionar um momento importante de compartilhamento de experiências, boas práticas e ações do Governo Federal voltadas para o planejamento orçamentário, financiamento e gestão estratégica das políticas públicas.

Para o secretário executivo, Thaner Castro Nogueira, o evento foi marcado por uma pauta riquíssima e permitirá que Mato Grosso do Sul acompanhe a evolução junto com os demais Estados.

“Foram informações muito valiosas sobre investimentos estratégicos, fontes de financiamento, Profisco III, assuntos transversais, emendas parlamentares, governo digital e governança orçamentária. Saio dessa edição do evento com a clareza que o nosso Estado está no caminho certo”.

O Fórum foi encerrado, às 16h30, pela ministra Simone Tebet, em seguida o Conseplan se reuniu com os representantes estaduais presentes para definir as próximas datas e locais dos Fóruns de 2024 e do Congresso Conseplan 2024. O Evento terminou às 18h.

Conseplan

Criado em 2006, O Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan) é uma associação civil sem fins lucrativos, que tem como membros os titulares das secretarias de Planejamento dos Estados, do Distrito Federal e dos órgãos correlatos. O conselho atua como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns das pastas, participando da formulação e implementação das políticas nacionais de planejamento público. Seus encontros presenciais são trimestrais e sediados alternadamente entre as capitais de Estados.

Renata Brum, Comunicação Segem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *