Sorocaba

Saae/Sorocaba instala aduelas em obra de travessia sobre córrego na Vila Rica – Agência de Notícias

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realiza, nesta quarta-feira (26), uma força-tarefa para instalação de aduelas de concreto, necessárias para a construção de nova travessia sobre o córrego no bairro Vila Rica, na Zona Leste da cidade, em substituição à antiga. O serviço é feito por meio do uso de guindaste e prosseguirá até esta quinta-feira (27). Os dispositivos vão contribuir na otimização da rede de drenagem e no combate a alagamentos nessa região da cidade.

“Essa nova travessia é uma obra esperada há décadas pela população. Está sendo executada pelo atual Governo Municipal, como forma de colocar fim aos alagamentos nesse ponto. A substituição da tubulação sob a ponte, por aduelas de concreto armado e de maior porte, permitirá maior vazão do córrego”, explica o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

As intervenções no local tiveram início em dezembro do ano passado, com a remoção da antiga travessia. Ao longo do período de chuvas, o nível do córrego aumentou consideravelmente, o que dificultou o preparo da base para receber as aduelas. Com o início da época de estiagem, neste mês de abril, o volume de água no córrego diminuiu e foi possível dar continuidade aos trabalhos.

Duas linhas paralelas de 20 aduelas de concreto, cada (40 peças no total), de 3 metros de largura por 3 metros de altura e 1 metro de comprimento, estão sendo montadas para a construção da nova travessia, localizada na Rua João Guariglia, na confluência com as ruas Lourenço Martins, Jorge Bacelli e Elza Salvestro Bonilha.

Nos próximos dias, será concluída a construção dos quatro muros de ala, dois em cada lado do sistema, além de feito todo o aterramento, guias de concreto e a pavimentação asfáltica. A previsão é que essa fase seguinte da obra seja finalizada até o fim deste mês de maio. Na sequência, haverá a pavimentação, intervenções de acabamento e de sinalização viária.

Segundo o diretor da autarquia, o Saae/Sorocaba já realiza estudos para substituição de outras duas travessias sobre o córrego no bairro Vila Rica, obra a ser realizada na sequência. “Ou seja, essa é a primeira, de um conjunto de outras obras nessa localidade, a garantir melhor qualidade de vida para todos aqueles que moram nessa região, deixando para o passado os transtornos em dias de chuvas intensas”, finaliza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *