Rio de Janeiro

Dia Mundial da Saúde Bucal: Rio registra avanços na assistência odontológica – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Em seis meses, foram realizados no CCE 5,4 mil atendimentos em especialidades odontológicas – Erbs Jr./Prefeitura do Rio

O serviço de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) registrou grandes avanços nos últimos meses, celebrando neste Dia Mundial da Saúde Bucal (20/3) a redução do tempo de espera para atendimentos odontológicos do Sistema de Regulação (Sisreg). Com a inauguração, há seis meses, do Centro Carioca de Especialidades (CCE), um dos blocos do Super Centro Carioca de Saúde, foram realizados 5,4 mil atendimentos em especialidades odontológicas como endodontia, estomatologia, disfunção têmporo-mandibular, periodontia e cirurgia oral menor.

Entre as filas com maior redução estão a do serviço de endodontia, que registrava 4.648 pessoas em setembro de 2022 e reduziu para 2.036 em março de 2023; a de cirurgias orais menores, que chegou a 4.725 solicitações em maio de 2021, caindo para 847 em março de 2023; e a de radiografias odontológicas, que tinha 7.838 pedidos em espera em setembro de 2022, passando em março deste ano para 1.793.

– A saúde bucal é crucial na manutenção da saúde integral e na qualidade de vida do cidadão. Eu, como cirurgião dentista, me sinto muito feliz por estarmos proporcionando esse avanço na oferta de serviços de odontologia para a população carioca. Estamos reduzindo as filas do Sisreg não só para as especialidades médicas, mas também para as odontológicas – diz o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.

Com o aumento do investimento no serviço e compromisso com todas as regiões da cidade, a SMS comprou mais de 280 equipamentos para renovação das salas de saúde bucal nas clínicas da família, nos centros municipais de saúde, nos centros de especialidades odontológicas, UPAs e hospitais gerais, iniciando também a oferta de próteses dentárias nas unidades de Atenção Primária.

No Centro Carioca de Especialidades, uma das inovações da odontologia é o uso de óxido nitroso em consultas e procedimentos em que é necessária sedação. Esse gás é uma alternativa para reduzir o “medo de dentista” que alguns pacientes têm, principalmente crianças e pessoas com necessidades especiais, pois reduz a ansiedade durante os procedimentos. O CCE dispõe de consultórios modernos e equipamentos de ponta, radiografia digital, bomba a vácuo, bisturi digital, ultrassom e muitos outros equipamentos.

Além do acesso ao serviço, é importante ressaltar que uma boa higiene bucal diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. As doenças da boca têm relação direta com os hábitos do dia a dia, como a má alimentação, o fumo e o consumo de álcool.

Compartilhe

Categoria:

Marcações: assistência avanço Dia Mundial Odontologia saúde bucal

Notícias

Secretaria Municipal de Trabalho e Renda divulga 703 vagas de emprego

20 de março de 2023

Prefeitura entrega obras de drenagem na comunidade do Batan, em Realengo

19 de março de 2023

Prefeitura lança o quarto núcleo do programa Acãodemia Carioca, em Bangu

19 de março de 2023

Prefeito visita obras dos programas Casa Carioca, Conjunto Maravilha e Morar Carioca, na Zona Norte 

18 de março de 2023

Guardas municipais do programa Conjunto de Estratégias de Prevenção prendem homem por furto de celular em Copacabana

18 de março de 2023

< Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *