Sorocaba

Prefeitura entrega novos certificados de conclusão do curso de Robótica do programa “PTS na Escola” – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu) e do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), deu sequência, na manhã desta segunda-feira (12), à entrega de mais 18 dos 45 certificados de conclusão do curso de Robótica, desta vez aos alunos do 9º ano da E.M. “Flávio de Souza Nogueira”, na Zona Norte. Além dos alunos, pais, responsáveis e demais familiares compareceram à escola, para prestigiar esse momento tão especial.

Formaram a mesa de honra da solenidade o secretário da Educação, Marcio Carrara; a diretora da escola, Thays Mirella de Andrade Reis; a vice-diretora, Tatiane Dhanser Schoba; o orientador pedagógico da unidade, Victor Angelo Falasca; o professor doutor Felipe Azevedo Borges; a gestora de Desenvolvimento Educacional da Sedu, Helana Ferraz; e a professora do PTS, Débora da Silva, que representou o presidente da instituição, Nelson Cancellara, na ocasião; além do gestor de Desenvolvimento Administrativo da Sedu, Paulo Pistili, que atuou como mestre de cerimônia.

As ações educativas fazem parte do programa “PTS na Escola”, que conta com um ônibus itinerante, funcionando como uma extensão do FabLab (laboratório de Soluções Digitais e Engenharia Robótica do PTS). Ali, são ensinados os fundamentos da Cultura Maker (faça você mesmo), além de proporcionar atividades de Lógica, Ciência e Robótica aos estudantes. Neste ano, o ônibus do “PTS na Escola” já aplicou o programa em cinco unidades escolares municipais do Ensino Fundamental anos finais.

“Nesta Administração, estamos tendo a oportunidade de iniciar projetos muito importantes e inovadores, como este. Para o próximo ano, a nossa expectativa é de poder expandir ainda mais, levando esta ação para mais e mais alunos da rede. E é importante lembrar que a tecnologia é um meio, e não um fim, no processo de aprendizado. Sabemos da importância desses jovens não apenas mergulharem nesse conhecimento, mas também se apropriarem dessa ferramenta, pensando também no seu futuro profissional”, observa o secretário da Educação, Marcio Carrara.

“Esses alunos puderam receber essas aulas e ter a chance de adquirir um aprendizado que, certamente, terá sequência e dará a diferença daqui para frente. Eu agradeço à Sedu, pela oportunidade, e também aos pais e responsáveis, pelo incentivo e pela parceria”, frisa a diretora Thays Mirella.

Os familiares presentes também se mostraram muito orgulhosos dos feitos dos alunos participantes do projeto. Foi o caso de Elaine Terci de Oliveira, mãe do aluno Wiliam, um dos formandos. “Estou muito contente com a participação dele. Ele se entusiasmou bastante com o curso, pois era tudo novo. Foi a primeira vez que ele teve a chance de ter contato com essas matérias”, conta. “Agora, meu filho já pensa em fazer um curso técnico na área. Vai tentar, com certeza”, assegura o pai, Clayton Cruz Santana.

Na família do aluno Enzo, a expectativa também é grande, como revela sua tia, Laís Helena Nardi. “Estamos muito felizes com a formatura. É um incentivo para ele continuar”, fala. “Eu já conhecia e tinha interesse pela área. E fazer o curso foi muito bom, aprendi muito”, afirma Enzo. Seu pai, Luís Nardi, que também fez questão de comparecer à cerimônia, igualmente fala com entusiasmo sobre o futuro do filho. “Nosso papel é de acompanhar e, além disso, de incentivar. Agora, é continuar seguindo com os estudos”, conclui.

Ao longo de 2022, o projeto atendeu alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das seguintes escolas: E.M. “Leonor Pinto Thomaz”, E.M. “Dr. Getúlio Vargas” e E.M. “Matheus Maylasky”, na região central; E.M. “Flávio de Souza Nogueira”, na Zona Norte; e E.M. “Dr. Achilles de Almeida”, na Zona Leste; somando um total de 135 alunos atendidos pelo curso nessa primeira fase, iniciada neste ano.

Fotos: Rose Campos/Secom

 

 

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