ALAGOASBahiaLimeira - SPNoticiasParaíbaRio de JaneiroSem categoriaSergipeSorocaba

Campus Ribeirão Preto inicia cursos no eixo da Comunicação e Informação em 2026  – IFSP

Eixos tecnológicos e cursos foram definidos após mais de 40 reuniões entre o IFSP e a sociedade civil  

A cidade de Ribeirão Preto conheceu na noite desta terça-feira, 12 de agosto, os primeiros cursos a serem implementados pelo novo campus do Instituto Federal de São Paulo no município. O anúncio foi feito durante a terceira audiência pública do IFSP, realizada no Cineclube Cauim.  

Serão dois cursos técnicos: Desenvolvimento de Sistemas e Internet das Coisas (IOT) integrados ao ensino médio, ou seja, os estudantes cursarão simultaneamente o ensino médio regular e o curso técnico no IFSP.  Também foi apontado o curso de graduação de Licenciatura em Matemática e Computação. A previsão é de que os cursos se iniciem gradativamente a partir de 2026.  

Paulo Sérgio Calefi, diretor-geral do Campus Ribeirão Preto do IFSP, relatou que foi realizada uma ampla consulta pública. “Foram mais de 40 reuniões junto à sociedade civil, nas quais recebemos mais de 50 instituições. Definimos eixos e cursos que atenderão às necessidades afloradas nesse trabalho”.  

Para o secretário municipal de Educação, Valdir Martins, a chegada do IFSP em Ribeirão Preto trará muitos benefícios. “O impacto será revolucionário. Vai trazer grandes oportunidades,  consolidar uma vocação da região,  fazer com que a gente expanda vários cursos, tenha várias oportunidades para os nossos jovens e fazer com que a cidade cresça ainda mais e se desenvolva como poucas no país”.  

Da esquerda para a direita: Paulo Sérgio Calefi (diretor-geral do Campus Ribeirão Preto do IFSP), Plinio Alexandre dos Santos Caetano (diretor-geral do Campus Sertãozinho do IFSP), Juliana Pimenta (pró-reitora de Ensino e Políticas Estudantis do IFSP) e Valdir Martins (secretário municipal de Educação de Ribeirão Preto) Deborah Santana é professora em Ribeirão Preto e acompanhou a audiência pública. Ela acredita que a chegada do IFSP beneficiará a população de um modo geral: “vai trazer desenvolvimento tecnológico, social e humano. Acho que é um ganho inestimável para a cidade e fico feliz por estarmos passando por esse momento [de audiências]”, avalia.  

Cinema Cauim 

A terceira audiência pública do IFSP em Ribeirão Preto foi realizada no Cineclube Cauim, onde é desenvolvido um projeto de popularização do cinema, com a realização de sessões gratuitas, promovendo a inclusão da maior parcela da população que não consegue ter acesso a esta manifestação cultural.    

O espaço, segundo Judete Zilli do Coletivo Popular de Ribeirão Preto, “é bastante simbólico, pois se trata de um local democrático e de apresentações de arte e cultura e, agora, celebra a instalação definitiva do  IFSP em nossa cidade. É uma grande satisfação para os professores e professoras dedicados com os propósitos da educação em nosso município”.