Agência Minas Gerais | Governo de Minas recebe prêmio e apresenta mais de 20 projetos e artigos no XIII Congresso Consad de Gestão Pública
Servidores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) participaram nessa semana, em Brasília, do XIII Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) de Gestão Pública.
Mais de 20 trabalhos submetidos foram aprovados e apresentados no evento em temáticas como Ciência de Dados, Compras Públicas, Comunicação Institucional, Gestão de Ativos, Gestão de Pessoas, Inteligência Artificial, Saúde do Servidor e Transformação Digital.
A Seplag-MG teve um artigo escolhido como um dos cinco melhores do congresso, no Prêmio Publix Consad.
O artigo premiado, “Otimizando o RH com RPAs e Inteligência Artificial: um projeto de automatização a nível estadual”, foi apresentado na temática de Transformação Digital. O trabalho vencedor, entre 194 inscritos, é de autoria dos servidores Yan Vieira, André Luiz Guimarães Amorim, Augusta Cora Lamas Lopes e Gabriel Braico Dornas.
O artigo faz parte do projeto Automatiza.MG e apresentou a metodologia de execução e os resultados da primeira imersão de automatização em uma área de administração de recursos humanos.
Com o emprego de ferramentas tecnológicas, a iniciativa possibilitou executar as mesmas atividades com uma velocidade seis vezes maior, com 62 dias a menos de trabalho das pessoas.
Compras públicas
A Seplag também foi representada em um dos painéis da programação principal do evento.
A subsecretária de Compras Públicas da Seplag-MG, Virgínia Bracarense, participou do painel ESG e compras públicas: Desafios e oportunidades com a centralização, no qual contou da experiência de Minas Gerais na implementação do Projeto do Centro de Compras Compartilhadas (CCC).
Trabalhos apresentados
Além do artigo vencedor, diversos outros temas foram abordados pelos servidores da Seplag-MG nos artigos apresentados no congresso.
Entre eles, o artigo “Data Lake MG: Como Minas Gerais está usando Big Data para tornar o uso de dados mais eficiente e acessível”, na temática Ciência de Dados, e “A implementação de um ChatBot GPT para atendimento ao cidadão” e “A Jornada com a Ana: Inteligência Artificial na Capacitação a distância dos servidores públicos”, na Inteligência Artificial.
Em Compras Públicas, os dois trabalhos trataram de “Estratégias de Atendimento para Capacitação de Usuários com a implantação da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos” e “O Luxo que não nos Damos: o que a regulamentação do conceito de bens de luxo prevista no §1º do artigo 20 da Lei Federal nº 14.133/21 nos revela sobre padronização de normas”.
Para a área de Comunicação Institucional a Seplag-MG levou o artigo “A comunicação como ferramenta de solução de problemas: a experiência do Laboratório de Inovação do estado em parceria com o Órgão de Defesa Agropecuária”.
Já em ESG, o trabalho selecionado foi “Governança e coordenação das ações de reparação socioeconômica e socioambiental”, pelo Comitê Pró-Brumadinho.
Em Gestão de Ativos, a Seplag-MG apresentou “Otimização de recursos e eficiência na gestão imobiliária estadual: o Projeto Compartilhamento de Imóveis” e “Projeto Frota Aérea – Estudo comparativo de custos e aspectos qualitativos entre alternativas de transporte aéreo para autoridades”.
Na temática Gestão de Pessoas, a secretaria compartilhou experiências em temas diversificados.
Por exemplo, “Inovação aliada à Gestão de Pessoas no serviço público: utilização do Design Thinking na análise e priorização de problemas e soluções relativos à implementação da Gestão do Desempenho” e “Modernização da Política de Atendimento de Recursos Humanos: Priorizando Eficiência, Transparência e Satisfação do Servidor Público”.
Gestão de pessoas
Outros trabalhos apresentados foram “Implementação da Política de Gestão de Pessoas no Poder Executivo de Minas Gerais: avanços, aprendizados e desafios de um modelo estruturado com unidade central e unidades setoriais”; “Prevenção e enfrentamento ao assédio moral: a experiência de órgãos da Administração Pública estadual na construção de arcabouço normativo sobre o tema e implementação de ações alinhadas com a política de gestão de pessoas”; “Entre a ilusão da liberdade e a permanência das amarras: contribuições dos programas de desenvolvimento de lideranças negras para a promoção da equidade étnico-racial nos cargos diretivos do setor público”.
Ainda em Gestão de Pessoas, “Dimensionamento da Força de Trabalho como Subsídio para Tomada de Decisão”; “Pesquisa de Indicadores de Maturidade – retrato e análise do grau de maturidade de um projeto estratégico de um governo estadual na área de gestão de pessoas – um olhar investigativo para o Programa Transforma Minas” e “Planejamento e resultados iniciais da implementação do pregão eletrônico como instrumento de promoção da eficiência na gestão de concursos públicos”.
O “Programa de Parcerias para Atendimento Psicológico de Servidores do Executivo Mineiro – O Par-Psi” e “A relevância da Qualidade de Vida no Trabalho: um enfoque centrado no bem-estar e na saúde dos colaboradores(as) de uma instituição pública, sob a ótica da Segurança Psicológica no ambiente corporativo” integraram a temática Saúde do Servidor.
Na área de Transformação Digital, além do artigo vencedor, outros três foram apresentados: “SRH Chamados – do operacional ao estratégico”,
“A transformação digital do processo de infrações de trânsito e controle do condutor” e “Uso da automatização na administração pública: o caso do projeto para melhoria dos processos voltados à educação profissional”.