ALAGOASBahiaLimeira - SPNoticiasParaíbaRio de JaneiroSem categoriaSergipeSorocaba

Universidade Técnica da Dinamarca faz visita à Linha Verde

Beatriz Rosa


Secretaria de Mobilidade Urbana

Dois professores da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) estiveram em São José dos Campos, nesta terça-feira (12), para conhecer os projetos de mobilidade urbana aplicados em São José dos Campos. 

Eles visitaram a Linha Verde, embarcaram em um VLP e conheceram a estação de carregamento e o sistema de monitoramento de trânsito no CSI (Centro de Segurança e Inteligência), além de conversarem com técnicos sobre o novo modelo de transporte público previsto para São José, que prevê 100% da frota elétrica.

A visita contou com a presença do professor Victor Andrade, do Departamento de Tecnologia de Engenharia e Produção Didática com foco em Transporte e Planejamento da DTU e do professor Samuel Büning Larsen, Associado e Chefe de estudos do programa de Engenharia de Transportes da DTU, e gestor de projetos de Transport Competences e Transport-tech. 

Os dois coordenam o programa Workshop Brasil – Dinamarca, que estuda “a transição para os ônibus elétricos, estratégias e modelos de negócios voltados para o consumidor” nos dois países. A etapa brasileira do projeto inclui visitas técnicas dos professores nas cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, que integram o projeto junto com São José dos Campos e Curitiba.

Na visita ao CSI foi apresentada a integração dos diversos sistemas de monitoramento, como o rastreio de placas, inventário arbóreo e controle semafórico remoto.

Na Linha Verde, eles observaram o aproveitamento logístico e urbanístico do espaço para a construção do corredor, além das estações de recarga dos VLPs e da falta de catraca nos VLPs.

Durante a visita, também conversaram com técnicos da pasta sobre a modelagem estrutural dos atuais contratos de concessão e do projeto BikeSJC que será implantado em 2024 e que será integrado ao sistema de transporte público.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Mobilidade Urbana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *