Categorias
ALAGOAS Bahia Limeira - SP Noticias Paraíba Rio de Janeiro Sem categoria Sergipe Sorocaba

Secretaria da Juventude Carioca desfila na Sapucaí com campanha de conscientização para o Carnaval – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Uma faixa de cinco metros cruzou a passarela do samba, na abertura da Série Ouro – Divulgação

A Secretaria da Juventude Carioca (JUVRio) reafirmou, no último domingo (25/01), seu compromisso com a promoção de um Carnaval mais seguro e responsável para a juventude. Durante o ensaio técnico da Série Ouro, na Marquês de Sapucaí, o CarnaJUV levou à passarela do samba uma faixa de cinco metros com a mensagem “Festejar sim, exagerar não”, reforçando a importância da conscientização durante a folia.

Segundo a Secretária da Juventude Carioca, Gabriella Rodrigues, a ação vai além do simbolismo.

– O Carnaval é um espaço de celebração, cultura e identidade, mas também precisa ser um ambiente de cuidado. Nosso objetivo é dialogar com a juventude para que todos possam curtir a festa com responsabilidade, sem abrir mão da alegria – afirma.

A ação repete a iniciativa realizada no ano passado e integra um projeto da JUVRio voltado à valorização da cultura carnavalesca e de toda a sua cadeia produtiva, além de incentivar formas mais seguras de aproveitar o Carnaval. O CarnaJUV foi desenvolvido ao longo de 2025, em parceria com a Liga RJ, entidade responsável pela organização dos desfiles da Série Ouro do Carnaval Carioca.

Além da presença simbólica na Sapucaí, a Secretaria da Juventude também estará presente, entre os meses de janeiro e fevereiro, nos blocos de rua da cidade. A equipe irá abordar foliões para dialogar sobre cuidados essenciais para curtir a festa sem transtornos, ampliando o alcance da campanha de conscientização.

O CarnaJUV também se destaca pela oferta de cursos gratuitos voltados ao universo do carnaval. Em novembro de 2025, a Casa da Juventude Centro, equipamento público da JUVRio, promoveu o curso de Alegoria e Adereços e a oficina de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, aproximando jovens da indústria do samba e de suas diversas possibilidades profissionais.

O curso de Alegoria e Adereços proporcionou aos participantes contato direto com técnicas básicas de confecção, uso de materiais, cores e formas que dão vida às fantasias e aos elementos visuais do carnaval. As aulas estimularam a criatividade, o trabalho coletivo e o aprendizado prático, sob orientação dos sambistas Allan Barbosa e Ricardo Hessez, com assistência de Leonardo Antan.

Já a oficina de Mestre-Sala e Porta-Bandeira promoveu uma imersão na tradição, na elegância e no simbolismo desse casal tão representativo dos desfiles das escolas de samba. Os participantes aprenderam sobre postura, condução, sincronia e expressão corporal, em aulas ministradas pela empresária, produtora e ex-porta-bandeira Babi Cruz, ao lado do mestre-sala Charles.

Categoria:

  • 26 de janeiro de 2026
  • Sair da versão mobile