ALAGOASBahiaLimeira - SPNoticiasParaíbaRio de JaneiroSem categoriaSergipeSorocaba

Número de pesquisas de preços realizadas pelo Procon-JP este ano chega a 179, superando 2024

A equipe do setor da pesquisa do Procon de João Pessoa sai às ruas todos os dias para trabalhar em benefício do consumidor, com a realização de levantamentos de preços de produtos e serviços os mais variados para oferecer ao cidadão da Capital a opção de compras mais baratas. Em 2025 foram realizados 179 levantamentos de preços, 15 a mais que em 2024.

O Procon-JP realizou 46 tipos distintos de levantamento, o que evidencia a amplitude temática e a regularidade da atuação do setor ao longo do ano, alcançando um dos objetivos das pesquisas que é a de ajudar os consumidores no planejamento do orçamento doméstico mensal considerando as variações do mercado, principalmente para os produtos que são adquiridos no dia a dia.

O consumidor Vanildo da Silva, 65, é um dos que se orienta pela pesquisa do Procon-JP para fazer as compras, principalmente de alimentos. O aposentado considera que as coletas de preços ajudam muito a economizar quando se trata de carnes, frutas, verduras e da ‘feira normal’.

“Sempre olho as pesquisas do Procon-JP porque elas me ajudam economizar na compra das coisas que temos a obrigação comprar, como os alimentos, porque a gente come todo dia. Foi através da pesquisa do Procon_JP que eu fiquei sabendo que o pão francês mais barato da cidade está em Mangabeira, o bairro onde moro”, pontua Vanildo da Silva.

 O ano todo – As pesquisas para preços dos produtos e/ou serviços mais comuns são realizadas considerando a regularidade semanal, mensal ou sazonal. São levantados preços de alimentos (mensalmente), combustíveis (semanalmente) e os sazonais, tendo em vista a época do ano ou as datas comemorativas.

Combustíveis – Toda semana, ao longo de 2025, o Procon-JP realizou levantamento de preços para os combustíveis e que, por isso, é o campeão de coleta de dados, com 50 pesquisas. “Os preços dos diversos tipos de combustíveis coletados semanalmente de forma comparativa são de grande ajuda para a nossa fiscalização monitorar o mercado”, garante o secretário do Procon-JP, Junior Pires.

Itens essenciais – O Procon-JP acompanhou os preços de outros produtos ao longo de 2025, a exemplo dos alimentos; hortifrútis; carnes; gás de cozinha; material de limpeza; academia de ginástica; protetor solar; pão; flores; medicamentos; perfumes; autoescolas; exames laboratoriais; estacionamentos, produtos da ceia natalina, produtos mais vendidos na Black Friday etc.

Pesquisas sazonais – Além das pesquisas com calendário fixo, o Procon-JP realiza levantamentos de preços de produtos específicos de algumas épocas do ano, a exemplo de artigos para o Carnaval, de material escolar, do pescado para a Semana Santa, dos presentes mais procurados para o Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e, ainda, das comidas típicas das festas juninas e das festas de final de ano.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, 382, Tambiá, das 8h às 17 (distribuição de fichas entre às 8h e às 16h30)

Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179

WhatsApp Transporte público: (83) 98873-9976

Instagram: @procon_jp

Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br