A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e da Seção de Apoio ao Grêmio Estudantil realiza, neste sábado (18), o ‘II Seminário Municipal de Lideranças Estudantis: “Justiça ambiental, e daí? Qual o papel da escola no enfrentamento dos impactos ambientais e da crise climática?”’. Mais de 460 alunos da Rede Municipal de Ensino participam do seminário, que acontecerá nos turnos da manhã e da tarde.
No turno da manhã, a partir das 7h30, os alunos participarão de oficinas ativas. Eles estarão divididos em diversas equipes, distribuídas pela cidade, para visitar localidades como o Rio Jaguaribe, Rio do Cabelo, Parque do Cuiá, Praia do Jacaré, Praça de Iemanjá, Porto do Capim, Bica, Três Lagoas e a Feira de Oitizeiro.
À tarde, a partir das 12h30, os alunos participam de oficinas na Escola Municipal Aruanda, no bairro dos Bancários.
“Este seminário visa promover o desenvolvimento de competências e habilidades, ampliando o conhecimento sobre direitos e deveres estudantis, formando líderes conscientes, críticos e atuantes, contribuindo diretamente para o enfrentamento das mudanças climáticas”, explicou o chefe da Seção de Apoio ao Grêmio Estudantil da Secretaria de Educação e Cultura, Bruno Chaves.
O seminário estudantil também busca sensibilizar os estudantes sobre ação do homem impactando nos aspectos ambientais e nas mudanças climáticas, com também a importância do engajamento em ações sustentáveis; promover espaços de escuta, diálogo e formação voltados às lideranças estudantis.
Também visa valorizar o papel das lideranças estudantis na transformação do ambiente escolar e comunitário, baseados em porquês; incentivar o pensamento crítico, a empatia, a cooperação e o respeito à diversidade como pilares da convivência democrática.
Oficinas ativas – As oficinas desempenham um papel fundamental na formação de estudantes críticos, engajados e conscientes em relação às questões ambientais.
Ao utilizar metodologias participativas e colaborativas, essas oficinas possibilitam que os estudantes sejam protagonistas na construção do conhecimento, desenvolvendo de forma coletiva habilidades para identificar problemas reais, refletir sobre suas causas e consequências, e propor soluções sustentáveis para o meio em que vivem.