ALAGOASBahiaLimeira - SPNoticiasParaíbaRio de JaneiroSem categoriaSergipeSorocaba

Prefeitura de João Pessoa realiza formação de cuidadores voluntários aprovados em seleção

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec) realizou, na tarde desta terça-feira (23), a formação inicial dos 60 primeiros candidatos aprovados no processo seletivo para cuidador voluntário. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e marcou o início da preparação dos profissionais que irão atuar diretamente com estudantes da educação especial da Rede Municipal de Ensino.

Para a secretária de Educação e Cultura, América Castro, o programa é um marco para a rede municipal. “Hoje é um dia de celebrar. Estamos trazendo para o universo da rede mais de 500 cuidadores para atender a uma demanda existente. Esse é um programa que deu certo, tanto que já vem sendo referência para outros municípios. Antes, muitos alunos não conseguiam permanecer nas escolas. Hoje, graças a Deus, além de estarem frequentando, também estão aprendendo”, destacou.

Os convocados foram chamados de acordo com a ordem de classificação e conforme a disponibilidade de vagas por polos, respeitando a distribuição das unidades educacionais nos nove polos da cidade. O contato foi feito através dos números de telefone informados no ato da inscrição.

A partir desta quarta-feira (24), os cuidadores serão encaminhados para escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), onde desempenharão funções de apoio aos alunos público-alvo da educação especial, que são crianças com algum tipo de deficiência ou transtorno do desenvolvimento.

Luciana Dias, secretária executiva de Educação, reforçou a relevância do trabalho desses profissionais nas unidades de ensino. “É superimportante recebermos hoje os novos cuidadores da rede. Temos cerca de sete mil crianças público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e esses cuidadores são essenciais para que o processo de aprendizagem aconteça de forma efetiva, auxiliando nos cuidados básicos e garantindo que essas crianças se desenvolvam junto aos colegas”, afirmou.

Processo seletivo – A seleção para cuidadores voluntários teve início em fevereiro de 2025 e contou com três etapas: inscrição, prova objetiva e entrevista. Após a divulgação do resultado, os aprovados passaram agora pelo curso de formação inicial, considerado essencial para o início das atividades.

A coordenadora da Educação Especial da Sedec, Rejane Lira, ressaltou o impacto direto dos cuidadores na inclusão dos alunos. “A importância desses profissionais é garantir não apenas o acesso, mas também a permanência dos estudantes no processo educacional, de forma inclusiva, com equidade e qualidade. Eles vão oferecer suporte nas atividades da vida diária e também nas pedagógicas, assegurando a acessibilidade dentro das escolas e CMEIs”, explicou.

Entre as atribuições dos cuidadores estão o suporte na higiene, locomoção, alimentação, comunicação, interação social e também nas atividades pedagógicas orientadas pelos professores da turma regular. Com a chegada dos novos cuidadores, a Prefeitura amplia a rede de apoio destinada às crianças da educação especial, reforçando o compromisso com a inclusão e a qualidade no ensino público em João Pessoa.