Categorias
Noticias

moradores do Noroeste aproveitam Mutirão Todos em Ação para mudar de vida – CGNotícias

A Escola Municipal Ione Catarina, no Bairro Noroeste, foi cenário de mais uma edição do programa Todos em Ação, neste sábado (20), que reuniu mais de 300 serviços gratuitos da Prefeitura de Campo Grande, do Governo do Estado e de parceiros da iniciativa privada. A população teve acesso a atendimentos de saúde, emissão de documentos, orientações sociais, serviços de beleza, atividades culturais e distribuição de mudas, tudo sem precisar sair da própria região.

Assim, alguns moradores aproveitaram a manhã para resolver pendências e cuidar do bem-estar. Gisele dos Santos, 36 anos, levou as filhas gêmeas, Isabela e Isadora, de 6 anos, e a netinha Ágatha, de apenas 10 meses, para emitir um novo RG.

“Meu documento já estava bem velhinho e aproveitei que estava perto de casa. Com as crianças, fica difícil ir até o Centro, então foi uma ótima oportunidade”, contou.

Recém-chegada da Colômbia, Diana Franco, 19 anos, participou da ação pela primeira vez para solicitar a identidade brasileira, documento essencial para buscar emprego.

“Cheguei há poucas semanas e o RG é muito importante para eu poder trabalhar aqui. Fico feliz de ter esse serviço perto de casa”, disse.

Já a jovem Daniele Souza Pereira, 17 anos, compareceu acompanhada da filha, Gabriele Vitória, de 2 anos, para regularizar um imóvel junto à EMHA.

“Moro aqui no Noroeste há mais de 15 anos e hoje vim buscar esse direito para colocar a casa no meu nome”, explicou.

Oportunidade de novas mudanças

A busca por emprego também levou moradores ao mutirão. Joanne Michele Lemes Ferreira, 21 anos, mãe de dois filhos, aproveitou para se inscrever em uma vaga de promotora de vendas.

“Estava desempregada há um ano. Soube pela internet e vim. Agora vou passar pelo processo seletivo e tenho fé de que vai dar certo”, relatou.

Além dos serviços burocráticos e sociais, a ação também promoveu o cuidado com a autoestima. Leia Escobilha, 47 anos, aproveitou para cortar o cabelo junto da filha Marceli, de 9 anos.

“A gente nem sempre tem condições de pagar por esses serviços. É um dia de mudança, que faz muito bem pra gente”, disse emocionada.

Na mesma área, a cabeleireira Lucimar Rosa, 58 anos, que há 16 anos participa de ações sociais, destacou o impacto desse trabalho.

“Só em cortes de cabelo, já chegamos a mais de 38 mil ao longo desse tempo. É doação, resgate de autoestima e amor ao próximo. Não há dinheiro que pague o que recebemos de volta das pessoas”, afirmou.

Também houve espaço para pensar no futuro e no meio ambiente. Jamily Guimarães, 36 anos, levou o filho Ravi, de 4 anos, para pegar mudas de goiaba e pitanga.

“Minha família sempre gostou de plantar. Aproveitamos para levar árvores frutíferas e contribuir com uma cidade cada vez mais verde”, contou.

Entre os atendimentos de saúde, Rosilene da Silva, 43 anos, levou a filha recém-nascida, Pituxa, de apenas um mês, para vacinar.

“Sempre participo dessas ações. Moro há 20 anos no bairro e acho muito bom a Prefeitura trazer esses serviços aqui perto de casa”, disse.

Prefeitura cada vez mais próxima

Com a oferta de mais de 300 serviços em um só lugar, o Mutirão Todos em Ação reforça o compromisso da Prefeitura de Campo Grande em garantir dignidade, acesso e oportunidades às famílias. A cada edição, a iniciativa mostra que, quando poder público, parceiros e comunidade se unem, os resultados chegam diretamente a quem mais precisa — de forma prática, gratuita e perto de casa.

Representando a prefeita Adriane Lopes, a vice-prefeita e secretária da SAS, Camila Nascimento, destacou a importância de levar os atendimentos para mais perto das famílias.

“O Mutirão Todos em Ação começou com esse intuito: atender a população mais carente de Campo Grande. Muitas pessoas não têm passe de ônibus, não têm condições de sair do bairro, e a ação foi pensada justamente para trazer Prefeitura, Governo e parceiros até a comunidade. Estamos realizando uma edição por mês até o fim do ano e, em 2026, seguimos preparados para continuar esse trabalho”, afirmou.

A coordenadora-geral da Fundação de Apoio à Comunidade (FAC), Adir Diniz, reforçou o caráter integrador da iniciativa.

“Aqui não tem política partidária, aqui tem política pública. Todos os serviços conseguem chegar de uma só vez em cada região. A intenção é alcançar cada vez mais pessoas e famílias, oferecendo oportunidades de acesso e cuidado. Estamos de braços abertos para todos que querem somar esforços por Campo Grande”, finaliza.

#ParaTodosVerem: Foto de capa, uma mulher sendo atendida pela equipe da saúde. Na foto um, imagem interna, uma mulher com as filhas gêmeas e a neta que foi tirar o RG. Na foto dois, uma colombiana que também foi tirar o RG. Na foto três, uma mulher com a filha resolvendo um problema na EMHA. Na foto quatro, uma profissional de beleza junto com uma mulher e sua filha. Na foto cinco, uma mãe e seu filho segurando uma muda de árvore. Na foto seis, uma família acompanhada de um cachorrinho. Na foto sete, um guarda municipal cercado por crianças.

Sair da versão mobile