ALAGOASBahiaLimeira - SPNoticiasParaíbaRio de JaneiroSem categoriaSergipeSorocaba

Agência Minas Gerais | Governo de Minas expande projeto Trajeto Moda para 122 municípios até o fim de 2026

O Governo de Minas vai expandir o projeto Trajeto Moda para 122 cidades mineiras até o final de 2026, e deve atender mais de 1,7 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social, com foco no desenvolvimento social e na moda sustentável.

O governador Romeu Zema anunciou, nesta terça-feira (26/8), em Belo Horizonte, a ampliação da iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A expansão será viabilizada em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio de articulação da Secretaria de Estado de Casa Civil (SCC).  

Durante as atividades, as alunas aprendem, de forma gratuita, desde técnicas de corte e costura até noções de empreendedorismo e gestão de negócios, com foco no reaproveitamento de materiais. Algumas das formações oferecidas são Inteligência Emocional, Cidadania, Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo, Educação Financeira e Precificação, Segmento de Moda e Economia Circular e Manutenção de Máquinas.

“Estamos dando todo o apoio, através do Trajeto Moda, que já mostrou que funciona, e que muda para melhor a vida de muitas mulheres, principalmente naquelas cidades com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, onde os obstáculos são geralmente maiores”, ressaltou o governador de Minas Gerais.

A cerimônia do anúncio de expansão do Trajeto Moda também teve a entrega simbólica de 779 máquinas de costura para 30 municípios já contemplados pelo projeto, além de homenagem às alunas e um desfile com peças confeccionadas pelas próprias mulheres.

 








 
 
   
   


Sobre o Programa

Criado em 2021, o Trajeto Moda já atendeu 644 mulheres de 47 municípios de diferentes regiões do estado, como Almenara e Rio Vermelho, no Vale do Jequitinhonha, Buritizeiro e Januária, no Norte de Minas, Coluna e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e Belo Horizonte, Ouro Branco e Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O programa já tinha previsão de chegar a 92 municípios até 2026. Com a nova parceria junto ao Ministério Público, mais 30 municípios serão contemplados, ampliando o alcance para 122 cidades. O Governo de Minas somará investimentos de R$ 17 milhões ao projeto durante desde 2021, com recursos aplicados em máquinas, capacitações e assessoramento técnico.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social de Minas, Alê Portela, acredita que o Trajeto Moda vai além de um curso profissionalizante. Para ela, o programa trabalha o resgate da habilidade socioemocional das mulheres atendidas.

 








 
 
   
   


Para Jesiane Aparecida Silva, aluna em Bocaiúva, no Norte de Minas, o projeto foi um divisor de águas. “Graças ao Trajeto Moda, eu tenho a oportunidade de montar um ateliê em casa para atender e continuar com o que eu gosto de fazer, que é a costura. Vai me ajudar também com os meus filhos, já que cuido deles sozinha”, comemorou Jesiane.

 


Jesiane Aparecida Silva (Crédito: Armando Jr / Sedese)


O Trajeto Moda tem ainda parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Industrial (Senai-MG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Instituto Cultural Boa Esperança (ICBE), que atuam como instituições executoras e asseguram a qualidade e a excelência da qualificação profissional oferecida para as alunas.