Agência Minas Gerais | Hospitais, laboratórios e empresas da área da saúde têm linha de crédito exclusiva do BDMG para financiar projetos
As empresas que atuam no setor de saúde, como hospitais, laboratórios, fabricantes e distribuidoras de insumos de saúde têm linha de crédito exclusiva no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A retomada da linha, criada durante a pandemia da covid-19, chega com condições especiais a partir de 0,18% ao mês + Selic, além de 60 meses para pagar, sendo 12 meses de carência, para médios e grandes negócios.
O financiamento permite que hospitais, laboratórios, planos de saúde e distribuidores de medicamentos e insumos, por exemplo, apliquem o crédito de forma flexível para investimento ou capital de giro, para reforçar o estoque, contratar mão de obra, comprar equipamentos, entre outras possibilidades.
“A área da saúde exige investimentos e aprimoramento constantes em modernização. Esse crédito permite às empresas mineiras serem ainda mais competitivas e assertivas no mercado”, afirma o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.
Criada de forma emergencial em 2020, no contexto da pandemia de covid-19, a linha BDMG Saúde foi essencial em Minas Gerais para financiar a fabricação de medicamentos, a compra de aparelhos hospitalares entre outras iniciativas que garantiram atendimento médico e salvaram vidas na crise sanitária. Ao todo, o Banco liberou quase R$ 200 milhões em créditos com essa finalidade.
“Minas tem crescido em todos os segmentos econômicos e esse olhar atento para a área da saúde é fundamental para que a qualidade de vida acompanhe esse desenvolvimento. Além de gerar muitos empregos, é um setor que tem despontado avanços que valorizam nossa mão de obra e produção científica”, declara a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.
Oportunidade de crescer
O grupo mineiro ONmnia, que atua na produção, distribuição e importação de produtos para laboratórios de análises clínicas, projeta crescer entre 15% e 20% em 2025 a partir da expansão no mercado nacional.
Segundo o sócio Alexandre Neves, o grupo identificou o aumento na demanda por produtos específicos da área de diagnóstico, como testes rápidos, reagentes bioquímicos e tubos de coleta. Para atender essas demandas e concretizar o projeto de crescimento, foi necessária a ampliação dos estoques e o aumento da capacidade fabril e de armazenamento, que foram viabilizados com a captação de crédito via linha BDMG Saúde.
“Era preciso fomentar a empresa para nos prepararmos para esse crescimento dos pedidos, especialmente oriundos dos laboratórios do Sudeste do país. Nossa proposta é a filosofia de ‘one stop shop’, ou seja, ser um lugar em que os nossos clientes encontram tudo o que precisam. Nesse sentido, precisamos gerenciar nossos estoques de forma estratégica”, afirma Alexandre Neves, que conduz os negócios ao lado do pai e do irmão.
Com mais de 30 anos de mercado, o Grupo ONmnia reúne cinco empresas: duas fábricas, uma em Belo Horizonte (Vida Biotecnologia) e outra em Barbacena (Renylab); duas distribuidoras, uma localizada na capital mineira (GT Group) e outra em Joinville/SC (Imaes); e soma-se ainda o braço na área veterinária (Quokka Saúde Animal). Com solidez e visão de longo prazo, o grupo segue investindo em inovação e fortalecendo suas bases para crescer.