ALAGOASBahiaLimeira - SPNoticiasParaíbaRio de JaneiroSem categoriaSergipeSorocaba

Secretaria das Mulheres realiza capacitação para atendimento a mulheres vítimas de violência

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realiza nesta quinta-feira (7), a “Capacitação em Humanização do Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência”, das 18h às 20h, de forma online, por meio da plataforma Google Meet. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo link https://sigeventos.ufpb.br/eventos/login.xhtml

O curso de capacitação será realizado em dois módulos, destinados ao atendimento as mulheres vítimas de violências com uma condução mais humanizada, com o foco no acolhimento empático e livre de julgamentos”, destaca Juliana Dantas, secretária executiva das Mulheres. O segundo módulo está programado para a próxima quinta- feira (14), das 18h às 20h, também online, por meio da plataforma Google Meet.

O evento, quefaz parte da programação especial do ‘Agosto Lilás’, está sendo organizado pela Secretaria das Mulheres em parceria com a Liga Acadêmica de Terapias Cognitivo-Comportamentais e Neurociência da UFPB. O público-alvo são os profissionais e estudantes da área da saúde, que, em geral, estão na linha de frente nos primeiros contatos com as mulheres vítimas de violências. O evento é aberto à comunidade externa.

“Uma das principais questões de atualidade é a violência contra a mulher e ter profissionais capacitados para acolher essas vítimas é de suma importância para o melhor andamento do atendimento. A Liga de Psicologia, que é uma força para estudantes de psicologia e psicólogos, atuam diretamente com essa demanda e é importante cada vez mais termos profissionais capazes para desenvolver um atendimento mais acolhedor”, argumenta Gabriel dos Santos, estudante de Psicologia e diretor científico da Liga Acadêmica.

Gabriel dos Santos explica que a inscrição deve ser feita exclusivamente pelo sistema da UFPB, que é o Sigeventos. “Nele, é possível inscrever membros de fora da instituição. Na tela de login, basta clicar em ‘somente usuários externos à UFPB’. Após o clique, o usuário é direcionado ao cadastro no sistema. Após o cadastro, é necessário logar e procurar o nome da capacitação. No sistema, a capacitação está caracterizada na aba ‘tipo de evento’ como ‘formação’, com o título Capacitação em Humanização do Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência”, detalhou.

Rede de apoio – Na Capital, mulheres vítimas de violência têm à disposição uma rede de apoio e serviços especializados, disponibilizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria das Mulheres. Os serviços são disponibilizados através do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, localizado no centro da cidade, e da Ronda Maria da Penha, que atende mulheres com medida protetiva.

Denúncias:

180 (Central de Atendimento à Mulher)
153 (Ronda Maria da Penha)
190 (Polícia Militar)
197 (Polícia Civil)