Noticias

Prefeitura apresenta projetos e potencialidades de Campo Grande à cônsul-geral da Bélgica – CGNotícias

A prefeita Adriane Lopes recebeu, na manhã desta quarta-feira (21), a cônsul-geral da Bélgica em São Paulo, Valentine Mangez, em sua primeira visita a Campo Grande. Durante a visita foram apresentados alguns dos projetos desenvolvidos pela administração municipal, com destaque para iniciativas voltadas à sustentabilidade, ao desenvolvimento social, econômico e à proteção dos direitos das mulheres, áreas que contribuem para consolidar a Capital como uma das cidades mais pujantes do país.

Segundo a prefeita Adriane Lopes, a reunião é uma oportunidade para projetar Campo Grande para além das fronteiras brasileiras. “Campo Grande tem um conjunto de iniciativas que nos orgulha e que pode servir de modelo em várias frentes. Apresentar isso à representante de um país europeu é uma forma de abrir caminhos para futuras parcerias, seja no campo das trocas de experiências, seja em oportunidades comerciais. Acreditamos no potencial da cooperação internacional para fortalecer ainda mais o nosso município”, afirmou a chefe do Executivo municipal.

A cônsul conheceu projetos de inovação em áreas como sustentabilidade, preservação e desenvolvimento econômico. Um dos destaques foi o trabalho de referência realizado no enfrentamento à violência contra a mulher, com ênfase para a estrutura e os serviços da Casa da Mulher Brasileira (CMB), que também foi visitada pela diplomata na terça-feira (20).

Inaugurada em Campo Grande como projeto pioneiro no Brasil, a Casa da Mulher Brasileira reúne, em um único espaço, diversos atendimentos especializados voltados às mulheres em situação de violência. Com funcionamento 24 horas por dia, a unidade dispõe de acolhimento psicossocial, apoio jurídico, alojamento provisório, brinquedoteca e transporte para serviços de saúde e perícia. Todo o suporte é oferecido de forma integrada, visando acolher e proteger as vítimas com dignidade, segurança e eficiência.

A estrutura também conta com a Patrulha Maria da Penha, vinculada à Guarda Civil Metropolitana, que atua no monitoramento das medidas protetivas de urgência e na proteção ativa às vítimas por meio de visitas domiciliares e atendimentos emergenciais.

Além disso, a Casa da Mulher Brasileira mantém parceria com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (1ª DEAM) e com o Instituto Médico Legal (IML), garantindo o atendimento policial e a realização de exames periciais no mesmo local, o que reduz o tempo de resposta e amplia a efetividade do acolhimento.

A cônsul-geral belga elogiou o modelo implementado em Campo Grande. “A violência contra a mulher é algo que temos que lutar todos juntos, é um desafio mundial e sempre podemos aprender uns com os outros. Fico muito feliz em ver a união de forças entre os poderes em prol dessa luta”, afirmou Valentine Mangez.

#PraTodosVerem: Na capa da matéria há uma foto que mostra a prefeita Adriane Lopes e a cônsul-geral da Bélgica conversando.