Nostalgia do circo é tema de exposição na Vila Tesouro
João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
*Colaborou a estagiária Walquíria Teodoro.
A Casa de Cultura Chico Triste, na Vila Tesouro, região leste de São José dos Campos, inaugurou nesta semana a exposição “Eco Circo Brinquedos Circenses e de Antigamente”.
A visitação é gratuita e acontece até 9 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 21h.
A exposição “Eco Circo Brinquedos Circenses e de Antigamente” é um convite a uma experiência nostálgica e educativa, para todas as idades relembrarem a infância e descobrirem a importância da sustentabilidade.
O projeto apresenta brinquedos antigos feitos de sucata e exibe peças clássicas que marcaram a infância de muitas gerações nas décadas de 1980 e 1990.
Entre os brinquedos expostos, os visitantes podem encontrar a peteca de sacola e papel, bilboquê e boliche de garrafa pet, telefone de lata, dama e jogo da velha feitos com papelão, prato de equilíbrio, pé de lata, e bambolê de mangueira, entre outros.
Além da exposição, os visitantes podem participar de oficinas para aprender a confeccionar e brincar com alguns dos brinquedos ou acessar vídeo aulas pelos QR Codes instalados em cada obra.
Curadoria
Com direção e curadoria do artista e brinquedeiro Leandro Delgado, a exposição reúne 21 peças que incentivam a conscientização sobre o reaproveitamento de materiais recicláveis, além de resgatar memórias afetivas.
Realizada pelo Coletivo Circo no Quintal a exposição é beneficiada pelo Edital PNAB nº 001/FCCR/2024, Projetos de Fomento para Diversas Formas de Manifestações Culturais.
Serviço
Casa de Cultura Chico Triste
Rua Milton Cruz, s/n° – Jardim São Jorge (Vila Tesouro)
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo