ALAGOASBahiaLimeira - SPNoticiasParaíbaRio de JaneiroSem categoriaSergipeSorocaba

Semob-JP encerra prazo para vistoria do transporte escolar e inicia fiscalização com a volta às aulas 

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) finalizou, nesta sexta-feira (31), o prazo de vistoria para os permissionários do transporte escolar na Capital. Desde o início do calendário, no dia 6 de janeiro, a Divisão de Transportes (DTRA) inspecionou 207 veículos, de um total de 435 da frota cadastrada. Destes, 147 foram aprovados e 60 veículos não atenderam os requisitos exigidos no regulamento do serviço de transporte escolar, devendo o permissionário sanar as irregularidades e retornar à Semob-JP para nova vistoria e reavaliação dos itens não aprovados na inspeção anterior. 

Com a volta às aulas, a Semob-JP vai iniciar a fiscalização dos veículos próxima às escolas, para garantir um transporte seguro aos alunos, autuando os não aprovados na vistoria e coibindo os clandestinos. Os pais de alunos devem ficar atentos, contratando o serviço apenas do permissionário que foi aprovado na inspeção e tem o selo de cor amarela no veículo. “A vistoria semestral é a garantia que seus filhos serão transportados com segurança até a escola e na volta pra casa. Por isso, a inspeção é realizada minuciosamente duas vezes ao ano”, destacou Marcílio do HBE, superintendente da Semob-JP.

Itens conferidos – Durante a inspeção, são observados itens de segurança e equipamentos obrigatórios, tais como: faroletes, sinaleiras, bancos, forros, funilaria, pintura, tacógrafo, extintor de incêndio, pneus, cintos de segurança, trava das portas, buzina e para-brisa, além de outros relativos à higiene e o conforto. São checados em torno de 40 itens do veículo, bem como se as faixas laterais e traseiras estão de acordo com as normas que regulamentam o serviço de transporte escolar.

Disk Semob – A Semob-JP recomenda aos pais dos alunos que antes de contratar o serviço procurem se informar pelo disk Semob (3213-7188) se o prestador do serviço é cadastrado como permissionário e se o veículo foi aprovado na vistoria semestral do transporte escolar.