ALAGOASBahiaLimeira - SPNoticiasParaíbaRio de JaneiroSem categoriaSergipeSorocaba

Alunos do Pré II plantam árvores para turmas futuras

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida

A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental representa uma mudança importante na vida dos alunos da rede municipal. Pensando nisso, as crianças e equipe do Cedin Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, no Residencial Flamboyant, prepararam uma ação especial para encerrar esta etapa.

Atendendo aos pedidos dos pequenos do Pré II, o marco de passagem escolhido foi o de plantar árvores na escola, para que as próximas turmas possam brincar na sombra.

E assim foi feito, antes de partirem para a nova fase, 105 alunos plantaram 5 árvores nativas, sendo elas: canudo-de-pito, manacá-da-serra, quaresmeira, jacarandá e cereja-do-rio-grande.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, que participou com o trabalho dos profissionais que realizaram o plantio, além de escolherem quais seriam as melhores espécies para a condição do terreno disponível.

O contato com a natureza também rendeu momentos de conscientização, através de uma roda de conversa sobre educação ambiental. O bate-papo reforçou a importância da presença arbórea na cidade.  

Por um futuro melhor

A iniciativa promove a construção de um ambiente escolar cada vez melhor para os estudantes. A proposta é fazer com que os alunos que estão no último ano da Educação Infantil deixem uma lembrança para os colegas que virão.

Carregando lições valiosas, os pequenos chegam ao Ensino Fundamental entendendo o valor de colaborar com o próximo, mesmo quando não vão usufruir das próprias ideias.

“Os alunos novos vão cuidar da árvore até ela crescer, junto com a nossa professora. Um dia, podemos voltar para visitar e ver como ela está”, conta Laura Gonzalez, de 6 anos.

“Foi uma ideia muito bacana, a turma deixa um legado na escola. Tenho certeza que vão levar essa experiência para a vida toda”, afirmou Flaviane, mãe da Laura.


Flaviane e Laura, mãe e filha, juntas com a árvore plantada | Foto: PMSJC

A professora Luciana Faria reforça que os ensinamentos da atividade vão além da sala de aula. “É enriquecedor, pois eles aprendem sobre preservação da natureza e também os cuidados com a escola. É um ato de despedida, de um local onde eles passaram os primeiros anos de vida, deixando um presente para quem continua e também para quem está por vir”, destacou.

Para Pietro Felipe Oliveira, de 6 anos, o momento foi inesquecível. “As árvores fazem bem para gente e espero continuar plantando mais na minha nova escola, para que ela também fique bonita igual essa”, disse animado.


Pietro, ao lado da professora Luciana | Foto: PMSJC


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania