Semana pra Dança começa no dia 30 com espetáculos, oficinas e festa em Campo Grande – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul
Programação é gratuita e conta com artistas e companhias de diversas partes do Brasil, como MS, SP, RJ, ES, PR e BA. Apresentações serão acessíveis em Libras.
Dança por toda a capital. De 30 de setembro a 6 de outubro, Campo Grande será palco da “Semana Pra Dança 2024”, um evento que promete movimentar a cidade com 16 espetáculos, 57 coreografias, 12 oficinas e 11 ações de mediação artística, além de uma festa.
As apresentações acontecerão em escolas, no Teatro Aracy Balabanian, no Armazém Cultural, na Praça Ary Coelho e no shopping Norte Sul Plaza.
A realização é do Colegiado Estadual de Dança de MS e da Associação Arado Cultural, com apoio da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
A abertura oficial acontece na segunda-feira, 30 de setembro, às 19h30, no Teatro Aracy Balabanian, localizado no CCJOG (Centro Cultural José Octávio Guizzo). Logo após, às 20h30, a Cia de Dança do Pantanal (Corumbá-MS) apresenta o espetáculo “Janela do Dia”.
O espetáculo convida o público a refletir sobre as possibilidades que cada novo amanhecer traz, como uma janela aberta para o futuro. O evento será acessível em Libras e é recomendado para todas as idades.
Programação de espetáculos
Terça-feira (1º)
Às 19h, a Oficina de Dança de Corumbá apresenta o espetáculo “Comitiva Esperança”, no Armazém Cultural. Mais tarde, às 20h30, a Ginga Cia de Dança sobe ao palco do Teatro Aracy Balabanian com “Rompendo Silêncios”, uma recriação de Vanessa Macedo que aborda a violência contra a mulher. Classificação indicativa: 14 anos.
Quarta-feira (2)
Às 10h, a Cia Dançurbana apresenta “R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória” para os alunos da Escola Municipal Iracema Maria Vicente. À noite, às 19h, o espetáculo “Encontro de Tribos” será encenado pela Isa Yasmin Cia de Dança, no Armazém Cultural, seguido por “Abebé – O Reflexo do Corpo Preto”, do Grupo de Dança Afro NegraÔ (ES), às 20h30, no Teatro Aracy Balabanian.
Quinta-feira (3)
A programação começa às 10h com o espetáculo “Das Coisas Não Ditas”, encenado por Irineu Junior para os alunos da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva. À tarde, às 15h30, “En(casulo)” será apresentado na Escola Estadual João Carlos Flores. Às 19h, a Cia Duo Due (PR) apresenta “Frequências Dimensionais”, no Armazém Cultural, seguido pelo espetáculo “Procedimento #6”, às 20h30, no Teatro Aracy Balabanian.
Sexta-feira (4)
A Escola Municipal Antonio José Paniago recebe uma mostra de coreografias às 15h30. Na Praça Ary Coelho, às 17h, três coreografias serão apresentadas, e às 19h, a Cia Shakti Fusion encena “Elementos”, no Armazém Cultural. Às 20h30, a Cia Jovem de Dança de Jundiaí (SP) se apresenta no Teatro Aracy Balabanian com três espetáculos: “Hu.Ga”, “Mulher Jovem com os Olhos Fechados, c.1890” e “Dança pra Lua”.
Sábado (5)
Às 16h, o Shopping Norte Sul recebe uma mostra de coreografias, e às 19h, o espetáculo “Términus” será encenado pela Luminis Cia de Dança no Teatro Aracy Balabanian. No Armazém Cultural, às 20h30, o Casa 4 (BA) apresenta “Me Brega, Baile!”, seguido pela festa “Todo Mundo Dança”, com DJ Ladyafro, às 21h. O “After” será realizado no Vexame Bar Alternativo.
6 de outubro (domingo)
O evento encerra com uma mostra de 20 coreografias às 16h no Armazém Cultural, e às 20h30, a Clarin Cia de Dança (RJ e SP) apresenta “Ou 9 ou 80”, um espetáculo que aborda tragédias recentes no Brasil, como as mortes em Paraisópolis (SP) e os 80 tiros em Guadalupe (RJ).
Serviço
A Semana Pra Dança 2024 acontece de 30 de setembro a 6 de outubro em diversos locais de Campo Grande. A programação completa e os ingressos gratuitos, que serão distribuídos 30 minutos antes das apresentações, podem ser acessados por este link. Acompanhe também as novidades pelo Instagram da Arado Cultural e da Semana Pra Dança.
Karina Lima, Comunicação Setesc
Foto: Divulgação/Vaca Azul