Alunas do IFSP se destacam no maior congresso de Engenharia do País – IFSP
Dois grupos do Campus Campinas foram premiados durante evento por pesquisas inovadoras
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) marcou presença no 52º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge) e no VII Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, realizados em Vitória, Espírito Santo, de 16 a 19 de setembro de 2024. O evento, que reúne engenheiros e pesquisadores de todo o País, promove discussões e reconhece inovações no campo da engenharia.
No dia 16 de setembro, alunas do curso Técnico em Eletrônica integrado ao ensino médio do Campus Campinas foram premiadas durante a entrega do Prêmio ABENGE|MÚTUA — Talentos para Engenharia.
Giovana Rocha dos Santos e Letícia Petitto, membras do grupo AID Health Diabetics conquistaram o segundo lugar geral com o projeto de um sistema portátil para refrigeração de insulina, destinado a pacientes com diabetes. A dupla é orientada pelos professores Edson Anício Duarte e João Alexandre Bortoloti.
Outro destaque do Campus Campinas foi o projeto AID Tech!, que desenvolveu um dispositivo microcontrolado de auxílio para pessoas acamadas, utilizando o protocolo de Manchester. As alunas Gabrielly Andrade Garcia Rodrigues, Isadora Alves dos Santos e Maira Beatriz Linhares, sob a orientação dos mesmos professores, também foram premiadas pelo trabalho inovador.
Giovana Rocha dos Santos, emocionada com a conquista, destacou a importância da participação no maior congresso de engenharia do Brasil. “Estou extremamente agradecida por participar deste evento que reúne engenheiros de todo o País e muito honrada por receber esse prêmio. Agradeço ao Cobenge, Abenge, Mútua e Febrace pelo incentivo aos projetos e pelo reconhecimento de alunos que buscam soluções inovadoras”, afirmou.
Ela também fez questão de enaltecer o apoio do IFSP: “Todos os dias tenho orgulho de aprender e de construir um futuro com as oportunidades que me são oferecidas. O apoio que recebemos é essencial para os jovens, e a ciência realmente transforma vidas. Tudo isso só foi possível graças ao Cepin Tecnologias Educacionais, do Campus Campinas, que diariamente incentiva os estudantes a pesquisarem e transformarem ideias em protótipos. Só tenho a agradecer por essas oportunidades.”