ALAGOASBahiaLimeira - SPNoticiasParaíbaRio de JaneiroSem categoriaSergipeSorocaba

Agência Minas Gerais | Maternidades da Fhemig promovem cursos e oficinas para gestantes

A Maternidade Odete Valadares (MOV) e o Hospital Júlia Kubitschek (HJK), em Belo Horizonte, e o Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), oferecem cursos preparatórios às gestantes, com conversas informativas e acolhedoras sobre tudo que envolve a chegada do bebê. 

Os cursos contam com participação de equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros obstetras, nutricionista, fisioterapeuta e profissionais do Banco de Leite.  

Temas como fisioterapia pélvica, parto, nascimento e amamentação são abordados. Além disso, eventualmente são realizadas oficinas como escalda-pés e pintura da barriga, proporcionando relaxamento às mamães que já estão na reta final da gestação. 

Pintura na barriga

Orquídea Meiguins Damaceno estava com 27 semanas de gestação quando participou, em julho, da pintura na barriga, na MOV.  

“Foi uma experiência incrível. Me senti tão acolhida por todas, doulas e enfermeiras. Senti como se estivesse cercada de amigas. Fizeram uma pintura linda da minha bebê e ainda recebi um escalda-pés maravilhoso, que eu estava precisando bastante”, lembra. 

Ela conta que foi um momento de relaxamento em meio a tantas emoções e angústias da primeira gravidez. 

“Às vezes, eu fico bastante ansiosa com tudo que está acontecendo, mas lá eu consegui relaxar e não pensar no parto como algo assustador e, sim, como um processo natural que meu corpo é capaz de suportar”, afirma Orquídea.  

De acordo com a enfermeira obstetra da MOV, Luzia Maria Da Silva Ventura, a arte da pintura da barriga foi desenvolvida em 1993 pela parteira mexicana Naoli Vinaver e expressa a construção afetiva materno-fetal, canalizando a saúde emocional como atividade para reduzir o estresse na gravidez. 

“É uma arte visual que transforma sentimentos maternos na vinculação do amor ao bebê, favorecendo o processo do cuidado e aumentando o vínculo ainda no pré-natal”, explica. 

Casa da Gestante 

Os três hospitais contam ainda com a Casa da Gestante, onde mulheres que precisam estar mais próximas do hospital durante a gestação ou no pós-parto, mas não necessitam de internação, ficam hospedadas durante um determinado tempo. 

Na MOV, elas têm acesso às sessões de terapia ocupacional em grupo duas vezes por semana, nas quais são desenvolvidos trabalhos manuais de artesanato com itens voltados para os bebês. 

“Nosso objetivo é dar assistência humanizada a essas mulheres, possibilitando que elas compartilhem emoções, troquem experiências e aliviem sentimentos como estresse, ansiedade, angústia, insegurança, medo e depressão”, explica a terapeuta ocupacional Juliana Costa Figueiredo Salles.

Ela detalha ainda que o espaço é para desabafo, um momento de interação e descontração, além de contribuir para o desenvolvimento da autoestima e da criatividade. 

Experiência positiva

Bruna Vieira Bernardes é moradora de Betim e precisou ficar na Casa da Gestante por duas semanas. Ela avalia a experiência com sentimento de gratidão. 

“Eu amei as oficinas. Acredito que elas ajudam a minimizar o estresse que vivemos nesse período. A terapeuta é uma gracinha, nos dá ideias, leva moldes e nos motiva a produzir. Fiz várias peças para o meu bebê, Hiago, que está internado na maternidade, e até para os meus outros filhos, que estão em casa”, conta. 

As oficinas de artesanato também são realizadas toda quinta-feira na Casa da Gestante do HJK. 

No HRJP, é promovido um momento terapêutico com as mamães por meio de rodas de conversa – comandadas por psicóloga, enfermeira, fonoaudióloga e o serviço social, uma vez por mês na Casa da Gestante. 

Também são realizados bate-papos sobre amamentação no pós-parto imediato, focando em bebês da UTI Neonatal, momento em que as mamães aproveitam para interagir e tirar dúvidas. 

Inscrições

Veja como se inscrever para os cursos oferecidos pelas maternidades da Fhemig. As mães que desejarem podem levar também um acompanhante. 

Maternidade Odete Valadares 

Toda quarta-feira, das 8h às 11h. 

As inscrições podem ser feitas no Ambulatório da MOV ou pelo telefone (31) 3298-6013. 

Destinado a gestante acima de 30 semanas de gestação. 

Hospital Júlia Kubitschek 

Uma vez por mês, das 8h às 11h.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3389-7882. 

Destinado a gestante acima de 30 semanas de gestação. 

Hospital Regional João Penido  

O curso ocorre a cada quatro meses. A previsão é a de que o próximo seja realizado em dezembro. As informações e o link para inscrição são divulgados no hospital, mais próximo à data escolhida para realização do curso. 

As interessadas também podem se informar pelos telefones (32) 3691-9594 ou 3691-9514. 

O hospital também promove rodas de conversa sobre amamentação e boas práticas do parto, nas salas de espera do pré-natal, a cada 15 dias, para as mães que estão aguardando consulta.