Agência Minas Gerais | Meio ambiente e sustentabilidade são o foco da Gasmig no BH Stock Festival
O Governo de Minas Gerais, por meio da Gasmig, está patrocinando o BH Stock Festival, etapa que acontece em Belo Horizonte entre os dias 15 e 18/8. Além das corridas, o público terá acesso a múltiplas experiências, como shows musicais e festival gastronômico.
Contudo, a Companhia focou em ações que priorizam a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, que são objetivos estratégicos da estatal.
O objetivo é implantar o Cinturão Gasmig de Sustentabilidade, cuja finalidade é a busca pela mitigação de possíveis impactos, além de proporcionar um legado do evento ao município.
Lagoa da Pampulha
O Iphan tombou todo o Conjunto da Pampulha em 1997, tornando todo o entorno o primeiro bem cultural a receber o título de Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno.
Para a Unesco, representa uma obra-prima do gênio criativo humano, e o próprio Oscar Niemeyer o considerou uma de suas obras mais importantes.
A Lagoa da Pampulha é um lugar tradicional de esportes como corrida, caminhada e ciclismo. E pensando neste bem comum, a Gasmig vai promover a revitalização arbórea da orla da Pampulha.
Cinturão Gasmig de Sustentabilidade
A revitalização consiste em um cinturão ecológico, com a plantação de mil árvores, cada uma com mais de 2,5 metros de altura. A execução será realizada de acordo com calendário a ser disponibilizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.
Para realizar o plantio, que será acompanhado pelas empresas Reflorestar Ambiental e Sudecap, é necessário aprovação do Iphan, órgão que autoriza o plantio nos locais que recebem o título de patrimônios culturais.
Ingá do Mato, Jerivá, Magnólia-Amarela, Tabebuia Roseoalba, Magaba Brava, Cedro Rosado, e Jacarangá-Caviúna são algumas das espécies que serão plantadas, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A irrigação das árvores é responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte.
Ao final do evento, os presentes receberão mudas de Ipês (variadas cores), Quaresmeiras, Pau Brasil, Sibipiruna e Oiti, como forma de incentivo ao plantio e preservação de árvores.
Manta acústica
Os ruídos emitidos pelo evento também preocupam, já que próximo ao local do evento fica localizado o hospital veterinário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Dessa forma, para que a instituição sofra o menor impacto possível, mantas acústicas foram instaladas para proteger os animais dos ruídos, ao longo de quase 600 metros da pista.
A manta acústica é um tipo de revestimento utilizado para absorver as ondas sonoras e não permitir que barulhos externos entrem no ambiente. Isto pode ajudar a criar um ambiente mais silencioso, atenuando a propagação do som e reduzindo o nível de ruído, proporcionando um menor nível de estresse aos animais da instituição.