Atitude é a palavra de ordem dos atletas na disputa dos Jogos Escolares da Juventude de MS – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul
Todos juntos com as mãos para o alto: foto oficial da abertura já é tradição dos Jogos Escolares de MS
“Levanta e vamos vibrar juntos”, incita um adolescente ao amigo ao lado, que estava ainda sentado enquanto se apresentavam no palco principal da Concha Acústica Helena Meirelles dezenas de crianças do projeto Vozes e Dança da Periferia. “Tenham atitude e deem o melhor de vocês”, aconselha o governador Eduardo Riedel aos milhares de atletas ali presentes.
Pisar em uma arena para competir ou ser julgado por outrem nunca é fácil e exige coragem, esforço e atitude, lições que vão além do esporte e servem para todos os campos da vida. Assim, os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, etapa de 15 a 17 anos, deram seu pontapé inicial nesta quinta-feira (1º) à noite no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.
Capitaneado pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), os Jogos Escolares da Juventude de 2024 terão mais de 3,5 mil estudantes-atletas envolvidos em 16 modalidades, com 55 municípios representados.
“Tenham atitude e deem o melhor de vocês, pois todos estão fazendo algo transformador para a sociedade sul-mato-grossense” foi a frase completa de Riedel para resumir o espírito dos Jogos e incentivar os adolescentes a encararem não apenas as disputas esportivas que virão pela frente, mas também os principais desafios que terão em suas vidas.
Além do governador Eduardo Riedel, o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, e os diretores-presidentes da Fundesporte, Paulo Ricardo Martins Nuñez, e da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, também prestigiaram a solenidade de abertura. Representantes do TJ (Tribunal de Justiça) e da Defensoria Pública também marcaram presença.
Esporte Transforma
Todos ali puderam conferir mais do que apresentações, mas lições de vida que vão desde a fala incentivadora do Superman da Liga do Bem, que participou da animação da festividade, até a demonstração de superação dos garotos e garotas que integram o projeto Vozes e Dança da Periferia, do Instituto Maná do Céu Para os Povos, de Campo Grande.
Como o próprio nome já antecipa, a música e a dança desses jovens contagiaram a plateia, que não titubeou e se envolveu na apresentação, aplaudindo-os em pé. Logo atrás deles, entre as autoridades, Riedel e Miranda não conseguiram esconder a emoção e, sim, choraram.
“Há dez anos o Estado estava em uma situação difícil, os Jogos Escolares estavam em condições ruins e o volume de participantes era baixo. Nessa época vocês nem imaginavam que estariam aqui, e nesse período conseguimos reverter esse quadro”, comenta o governador para uma plateia lotada e já sem espaços para sentar, contrastando com o passado.
O cenário também demonstra a mudança alcançada por um trabalho de longo prazo para valorizar o esporte sul-mato-grossense de base. “Milhares de jovens se movimentam nas disputas para chegar até aqui, e depois vão representar o Mato Grosso do Sul nacionalmente. As passagens já estão compradas, todas aéreas. Agora é com vocês”, conclui o governador em seu recado.
“Trabalhamos com muito empenho para estruturar os Jogos e chegar a esse patamar. Saúdo todos que deixam suas casas e famílias para estar aqui, competindo ou organizando. Falamos muito da transformação dos Jogos Escolares, mas essas ações e transformações são frutos de um longo trabalho, que começou lá atrás, ainda em 2015”, destaca o titular da Setesc, Marcelo Miranda, relembrando ainda o período em que comandou a Fundesporte.
Como serão os Jogos em MS
Os Jogos Escolares da Juventude de 2024 serão realizados durante o mês de agosto, tendo como sede Campo Grande. As disputas serão fracionadas por blocos, sendo que o primeiro começou ontem (1º) e vai até o próximo dia 5. Nessa fase ocorrem disputas individuais de atletismo, badminton, ciclismo, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling.
No segundo bloco, entre 5 e 12 de agosto, as modalidades coletivas entram em cena com voleibol e handebol na primeira e segunda divisões. O terceiro bloco ocorre entre os dias 12 e 19 e também será dedicado a modalidades coletivas, incluindo basquetebol e futsal na primeira e segunda divisões. Por último, haverá disputas de ginástica artística, ginástica rítmica, natação e xadrez entre os dias 16 e 19 de agosto.
Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul classificam os estudantes para a etapa nacional escolar, os Jogos da Juventude, que são organizados pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) e ocorrerão neste ano entre 13 e 28 de novembro, em João Pessoa (PB).
Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Fotos: Álvaro Rezende
ATENÇÃO: confira aqui o pack imprensa com imagens de apoio, entrevista e fala das autoridades
—
Relacionada:
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris