Ação do Junho Violeta conscientiza idosos no Vicentina Aranha
Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Conscientização, diversão, animação, aula de ritmos, caminhada e lanche comunitário no centenário Parque Vicentina Aranha, um dos cartões-postais de São José dos Campos. A ação da campanha Junho Violeta promovida pela Prefeitura nesta quarta-feira (19) agitou os 138 frequentadores das Casas do Idoso Centro, Leste, Norte e Sul que compareceram ao parque na manhã de sol na véspera da chegada do inverno.
A campanha nacional, realizada ao longo de todo o mês de junho, tem como objetivo ampliar a conscientização e o combate á violência contra as pessoas idosas. Em São José, o mote é “Dê Voz ao Respeito. Proteja os Direitos dos Idosos”.
“Foi muito legal, com atrações para todos os gostos. A conscientização sobre este tema é fundamental. A Prefeitura está de parabéns por mais esta ação em prol dos idosos”, disse a aposentada Eva Lina da Silva, que tem 78 anos, mora em Santana e frequenta a Casa do Idoso Norte.
Frequentador da Casa do Idoso Centro, o casal Francisco Carlos Bernardes, de 68 anos, e Flauzina Antônia de Toledo Bernardes, de 63 anos, também elogiou a iniciativa.
“Participamos de todas as ações das Casas do Idoso que podemos. São sempre muito animadas e motivadoras”, afirmou Flauzina.
“Combater a violência contra os idosos é fundamental. Espero que a Prefeitura realize mais ações como esta”, disse Bernardes.
Dança. Aula de ritmos divertiu e animou os idosos /Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Junho Violeta
O objetivo da campanha Junho Violeta e das ações da Prefeitura, que se estenderão por todo o ano, é criar uma consciência de que existe violência contra os idosos, como maus-tratos e abusos, e disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.
Para ampliar a conscientização sobre a importância de prevenir e combater qualquer tipo de violência contra os idosos, estão sendo realizadas neste mês, nas quatro Casas do Idoso, rodas de conversa, peças de teatro e caminhadas em praças nas proximidades das unidades, entre outras atividades de sensibilização.
Comida. Após tanta atividade física, o lanche comunitário fez sucesso /Foto: Cláudio Vieira/PMSJC
Proteção e cuidados
São José possui uma ampla rede integrada de prestação de serviços, apoio, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas, envolvendo diversas secretarias municipais e com ações ao longo de todo o ano.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, mantém a Assessoria de Política e Direitos dos Direitos dos Idosos.
Os Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) atuam quando os direitos das pessoas idosas são violados, garantindo assistência aos idosos e ás famílias.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é atuante e desenvolve ações em parceria com a Prefeitura.
Denúncias
A Prefeitura de São José dos Campos conta com a colaboração dos munícipes para denunciarem casos de violência contra os idosos.
As denúncias podem ser encaminhadas através da Central 156 (telefone, site e aplicativo), com ligação gratuita. Também podem ser feitas pessoalmente nos Creas.
Já o Disque 100, canal nacional de ligações gratuitas, tem atendimento 24 horas, todos os dias da semana.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão