ALAGOASBahiaLimeira - SPNoticiasParaíbaRio de JaneiroSem categoriaSergipeSorocaba

Campus Hortolândia e Ceert lançam iniciativa para educação igualitária em 116 municípios – IFSP

A ação pretende capacitar 464 profissionais em 116 cidades brasileiras, promovendo a igualdade racial nas escolas

O Campus Hortolândia, em parceria com o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (Mec), lançará, na próxima segunda-feira (17), o Programa de Formação em Gestão da Educação para a Equidade Racial. Esse programa, de abrangência nacional, visa promover uma educação mais igualitária, alinhada com a Política Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais, Equidade Racial e Educação Escolar Quilombola.

Com um investimento de R$ 615 mil, o programa formará 464 profissionais da educação em 116 municípios de diferentes regiões do país. A formação será realizada inteiramente de forma remota, através da plataforma Moodle do Ceert.

A escolha dos municípios beneficiados pelo programa foi realizada pela Secadi/MEC, com base em critérios como a maior inserção de políticas quilombolas e de equidade racial. Utilizou-se um índice elaborado a partir das respostas das gestões municipais na pesquisa Munic 2021, que incluiu perguntas relacionadas ao trabalho da gestão municipal na promoção da equidade racial.

O evento de lançamento contará com a participação de Caroline Jango, diretora-geral do Campus Hortolândia do IFSP, Cida Bento, diretora do Ceert, e Zara Figueiredo, secretária da Secadi/MEC. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal oficial do IFSP no YouTube, às 17h30 do dia 17 de junho de 2024. Para participar, basta acessar youtube.com/ifspoficial.

Sobre o Ceert

O Ceert, fundado em 1990, é uma organização sem fins lucrativos que promove os direitos da população negra, com foco especial na juventude e nas mulheres negras. A instituição desenvolve e implementa programas de promoção da equidade racial e de gênero em diversas organizações públicas e privadas, atuando em áreas como trabalho, educação, justiça racial e juventude.

Sobre a Secadi/Mec

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) trabalha em colaboração com os sistemas de ensino para implementar políticas educacionais nas áreas de alfabetização e educação de jovens e adultos, educação ambiental, direitos humanos, educação especial, educação do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações étnico-raciais. A Secadi visa contribuir para o desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino, valorizando as diferenças e a diversidade, promovendo a educação inclusiva, os direitos humanos e a sustentabilidade socioambiental.