Agência Minas Gerais | Copasa lança campanha de incentivos para alcançar 1,5 milhão de potenciais clientes da tarifa social
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) disponibiliza série de ações com foco em alcançar 1,5 milhão de famílias em todo o estado que podem ser beneficiadas pela tarifa social, ou seja, receber até 50% de desconto nas faturas de água e esgoto.
Atualmente, a companhia possui 789,4 mil famílias cadastradas, mas a intenção é duplicar esse número e conceder condições especiais a famílias de baixa renda nos 637 municípios mineiros onde a Copasa detém concessão.
No ano de 2024, foram incluídos 114,3 mil novos beneficiários e aproximadamente 288 mil poderão perder o benefício por falta de atualização no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esses clientes têm até 25/6 para efetuar a atualização.
Belo Horizonte, no site do CadÚnico, possui 165 mil famílias potenciais para receber o benefício, no entanto, pouco mais de 81 mil ou 49% estão inscritos.
Campanha
Em razão disso, a Copasa lançou uma campanha de incentivos para garantir que famílias elegíveis de todas as regiões conheçam esse direito.
A tarifa social da Copasa é disponibilizada às famílias inscritas no CadÚnico, que tenham a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residam em imóvel residencial.
O benefício é uma das ações de responsabilidade social da companhia, e está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco principal no ODS 6, que trata da disponibilização de água potável e de esgotamento sanitário.
O primeiro passo do beneficiário é procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do seu município para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico e assim obter o documento chamado “Folha Resumo”.
Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente, e, além da “Folha Resumo”, apresentar o CPF, o comprovante de endereço em nome do beneficiário e a conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa.
Depois disso é só aguardar a análise da documentação. Estando tudo certo, o benefício do desconto já será concedido na próxima conta.
Para informar a população, além de comunicados de alerta nas faturas, a Copasa está enviando SMS para os clientes que perderam ou estão prestes a perder o benefício.
Atualização cadastro
Para facilitar ainda mais o acesso, o serviço de solicitação de atualização e cadastro dos dados pode ser feito pelo whatsapp (31) 99770-7000 e webchat no site www.copasa.com.br.
A companhia também enviou a todo o estado material informativo via mala-direta e disponibilizou campanhas publicitárias em rádios mineiras.
Outra frente em que a Copasa está atuando é em parceria com as secretarias socias das prefeituras.
As equipes de desenvolvimento sustentável, relacionamento com o cliente e comercial da Copasa estão em contato direto com os Cras para orientar os funcionários sobre a importância de identificar os potenciais clientes que procuram os centros nas cidades.
Os agentes de saúde dos municípios, que também desenvolvem um trabalho de proximidade junto a milhares de famílias inscritas no CadÚnico, também estão sendo preparados para repassarem as informações da tarifa social e o passo a passo para cadastrar e receber o benefício.
A solicitação de inclusão na tarifa social poderá ser feita ainda por meio de uma agência de atendimento mais próxima.
Agências móveis
As agências móveis, que promovem o atendimento itinerante dos serviços da Copasa, também estão espalhadas por todo o estado e realizarão plantões sociais para a inclusão de clientes no cadastro.
O benefício da tarifa social da Copasa está em conformidade com a Resolução Normativa n° 150, da Agência Reguladora de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).
A redução no valor da conta é calculada de acordo com o consumo de cada família, ou seja, quanto menor for o consumo de água do imóvel, maior será o desconto, sendo limitado até 20 m³ (20 mil litros).