Festa do Mineiro: artesanato atrai bom público no fim de semana
João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
* Colaborou a estagiária Walquíria Teodoro
Quem chega à Festa do Mineiro, que acontece neste fim de semana, no Parque da Cidade, percebe de cara que o evento é especial. Logo na entrada, a feira de artesanato oferece obras produzidas por 50 artesãos da cidade. Uma combinação de talento e criatividade que resulta em peças originais, fortalecendo a identidade cultural da região.
Esse emaranhado de cores e formas tem encantado a todos os frequentadores, que ainda podem dançar ao som da viola e prestigiar a culinária mineira.
Em cada espaço da feira de artesanato, os artesãos apresentam peças confeccionadas e lapidadas com variados materiais. Difícil é sair sem levar nada para casa.
Bom para os artesãos, que comemoram a oportunidade de venderem suas peças.
“Estou participando pela primeira vez da Festa do Mineiro. Já sou artesã há mais de 20 anos e estou adorando a oportunidade de participar. Tenho recebido muitos elogios e estou vendendo bem”, contou a artesã Leni Fátima de Andrade Bassi, de 66 anos.
A manicure Ana Cláudia, de 40 anos, prestigiou o espaço do artesanato na manhã deste domingo. “Acho incrível poder conhecer os trabalhos e outros lugares pela cultura. Muito interessante”, disse. “Estou achando a coisa mais linda, muito delicado. Fica perfeito na nossa casa”, completou a vendedora Nathália, de 31 anos, que mora na cidade há apenas três meses.
Festa do Mineiro
A 22ª Festa do Mineiro, que começou no sábado (18), termina na noite deste domingo (19). São dois dias de shows musicais, barracas de artesanatos, brincadeiras para a criançada e muita comida típica.
O show de encerramento terá a dupla Matheus Minas e Leandro, a partir das 18h30.
O evento, que atrai milhares de pessoas no fim de semana, valoriza e preserva a cultura de Minas Gerais, trazida pelos migrantes mineiros que se estabeleceram em Santana, na região norte da cidade.
A Festa do Mineiro é realizada pela Prefeitura de São José dos Campos e pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo