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Campo Grande se prepara para uma revolução digital na gestão pública com o SEI – CGNotícias

Campo Grande se prepara para uma grande mudança na maneira de como executa com processos administrativos. Com a introdução do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), a Capital está prestes a adotar um formato digital para tramitação de documentos. A transição traz agilidade e modernização aos processos administrativos.

A Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), tem avançado significativamente na preparação dos servidores encarregados de operar o SEI em cada departamento, por meio de cursos de capacitação. Além disso, está priorizando as necessidades específicas de cada secretaria para iniciar a migração dos processos físicos para o sistema.

O diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Paulo Fernando Cardoso, destacou a importância desse sistema e os benefícios que o SEI trará para o município de Campo Grande. “Esse sistema permite a virtualização de processos e documentos, agilizando as operações de trabalho e tornando o acesso às informações institucionais mais fáceis, o que resulta em maior segurança e eficiência econômica”.

Para a gestão municipal, os impactos serão significativos. A implantação do Sei representa uma redução substancial nos custos de logística e no uso de papel. Além disso, a redução gradual da necessidade de espaço físico para guardar documentos representará uma mudança significativa no modo como o protocolo é gerenciado na administração municipal.

A Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Sidagro), já se prepara para começar a operar os processos do Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande (Prodes), através do Sei, ainda neste primeiro semestre. O Prodes visa promover o desenvolvimento econômico, social, turístico, cultural e tecnológico do município de forma sustentável, oferecendo incentivos fiscais e extrafiscais a empresas e empresários individuais registrados nos órgãos competentes, que atendam aos requisitos da Lei nº 418/21 e do Decreto nº 15.081, incluindo suas alterações posteriores.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) também está em processo de migração dos seus procedimentos para o SEI, iniciativa que destaca a relevância da informação na área da saúde. Em colaboração com a Agetec e a Procuradoria Geral do Município (PGM), a Sesau está priorizando o mapeamento dos procedimentos relacionados a ordens judiciais para cirurgias. Este serviço, altamente demandado, será o primeiro da pasta a ser integrado ao sistema, refletindo sua extrema necessidade e importância para garantir uma gestão eficiente dos processos da saúde municipal.

“A transição dos processos físicos para os eletrônicos na administração pública, trará uma série de benefícios significativos, tanto para os órgãos governamentais, quanto para os cidadãos, pois irá proporcionar eficiência e agilidade, visto que os processos eletrônicos permitem que as informações sejam compartilhadas de forma instantânea. Com isso, reduz de sobremaneira o tempo necessário para realizar tarefas. Além de tomar decisões melhorando a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos, reduzindo o risco de erros e reforçando a transparência pública ao acesso à informação”, explicou a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo.

O SEI não apenas substituirá o antigo sistema, como também trará uma série de benefícios tangíveis para a população. Ao facilitar a produção, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos, a ferramenta garante a virtualização da informação, resultando em maior celeridade nos procedimentos e facilitando o acesso às informações institucionais.

#pratodosverem
Foto1: Palestrante aborda conteúdo do Sei com servidores municipais.
Foto2: Servidores da Sidagro em reunião sobre o Sei.

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