Projeto Estudantes no Controle inicia primeira semana de execução da etapa Oficina de Capacitação
Cem escolas tiveram inscrições confirmadas para participar da disputa, que teve início na última segunda-feira (22).
Entre as 115 escolas que se inscreveram para participar da edição 2024 do projeto Estudantes no Controle, 100 tiveram as inscrições confirmadas – conforme o limite de vagas estabelecido na Resolução Conjunta CGE/SED nº 06/2024. A iniciativa, que é de autoria da CGE (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul), em parceria com a SED (Secretaria de Educação), já é uma tradição no calendário estadual e este ano conta com ações inéditas.
Para o ouvidor-geral do Estado, Álvaro Carneiro de Oliveira Neto, a ampliação significativa do número de solicitações de inscrição para o ano de 2024 envolve diferentes fatores. “Neste ano, a solicitação de inscrições foi, praticamente, o dobro do ano passado. Esse resultado foi motivado pelo maior planejamento das ações, aumento dos municípios atendidos, divulgação, visitas orientativas e de engajamento, além de – com toda a certeza -, os valores que foram disponibilizados para premiação”, explicou.
A primeira fase do projeto, que é destinada aos professores orientadores e suplentes, foi iniciada na última segunda-feira (22). Denominada de Oficina de Capacitação, a etapa é ministrada pelos servidores da Unidade de Controle Social da Ouvidoria-Geral do Estado e objetiva apresentar o propósito e as particularidades do projeto. É, portanto, uma atividade fundamental para o entendimento da dinâmica que será adotada no decorrer da disputa.
De caráter eliminatório, a participação na Oficina de Capacitação pode ocorrer de forma presencial ou on-line, dependendo da análise feita pela coordenação do projeto sobre o formato viável à cada uma das escolas inscritas. Ao longo desta semana, a etapa está sendo realizada presencialmente em escolas dos municípios de Rochedo, Terenos, Guia Lopes, Aquidauana, Corumbá, Ponta Porã, Sidrolândia e Nova Alvorada do Sul.
Segundo o coordenador do Estudantes no Controle, Reinaldo Feitosa, essa etapa funciona como propulsora para a aproximação entre a coordenação do projeto, a direção escolar e os professores. “Nesse momento, criamos uma relação de confiança e estimulamos a inspiração para um ambiente de competição saudável, já que apresentamos as ações realizadas pelas escolas em edições anteriores”, contou.
Todos os detalhes da fase de Oficina de Capacitação podem ser conferidos no Manual Orientativo e a relação das escolas participantes está disponível na página do Estudantes no Controle no site da CGE-MS.
Thaís Firmino, Comunicação CGE-MS
Foto: Reinaldo Feitosa