Noticias

Música e dança abrem noite que apresenta oportunidades com o Paraguai – CGNotícias

A música e a dança paraguaia deram o tom da noite de negócios deste sábado (6) do Estande da PrefCG na Expogrande 2024. O som característico da harpa paraguaia levou os participantes a uma verdadeira viagem pelos solos vizinhos. Quem estava presente com certeza ficou com vontade de conhecer e também de criar novas oportunidades de comércio com a região.

As semelhanças culturais é um ponto que pode ser aproveitada pelos sul-mato-grossenses para vender produtos que já fazem sucesso no país vizinho. Os empresários Rubia Grasiela da Silva Rodrigues e Jefferson Pereira Rodrigues contaram a história da Erva Mate Campão. “Estamos aqui presentes com a colônia e uma delegação vinda direta do Paraguai. O nosso produto, a nossa erva-mate é consumida tanto aqui, quanto lá. Na verdade, a erva-mate veio de lá, mas hoje nós produzimos um produto diferenciado, que pode ser levado para lá. Durante anos nós compramos deles e acho que chegou a hora de vendermos. E aqui poderemos construir esse caminho”, afirmou.

Logo depois foi a vez do empresário e diretor da Associação Colônia Paraguaia (ACP), Ricardo Zelada, falar de oportunidades de negócios com foco no turismo e nas diversas rotas que cortam os dois países, a principal delas, a Rota Bioceânica. “Os irmãos chilenos, os irmãos argentinos vão poder usar essa rodovia para vir para Mato Grosso do Sul, e nós poderemos ir até Salta e depois até as praias do Pacifico que estão em Iquique (Chile)”, explicou.

Para ele, a localização estratégica de Campo Grande como ponto de conexão para o comércio bilateral é fundamental neste processo. “A cultura quando transpassa os territórios geográficos permite que os aspectos culturais se misturem na construção de pontes, rodovias, ferrovias, possibilitando que através do turismo conheçamos novas culturas, músicas, danças e o próprio viver dos povos”, afirmou.

Na sequência, o secretário parlamentar do Senado do Paraguai, Carlos Paredes, destacou a importância da localização de Campo Grande como ponto de conexão para o comércio bilateral. Ele apresentou novas possibilidades de colaboração e investimento com destaque para a competividade do Paraguai, em relação à tributação. Para ele, o país está pronto e com as portas abertas para os empresários que querem investir.

O senador paraguaio Edgar Lopez concorda. “Temos que trabalhar todos juntos e aproveitar todas as oportunidades que estão surgindo. Assim como Campo Grande é a Capital das oportunidades, nós vemos o Paraguai como o país das oportunidades”, afirmou.

Para a prefeita Adriane Lopes o sucesso da noite vem sendo construídos há dois anos. “Para nós hoje é um dia extremamente importante que mostra muito fortemente toda a visão estratégica que o município de Campo Grande implementou nos últimos anos. Uma união de povos, de quebra de fronteiras, de fortalecimento das nossas potencialidades, unindo Brasil, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia e demais países da América Latina em busca de melhores condições para todos”, afirmou.

A noite foi encerrada com homenagens aos senadores paraguaios Edgar Idalino López Ruíz, Patrick Paul Kemper Thiede, Lourdes Noelia Cabrera Petters, ao Cônsul Geral do Paraguai em Mato Grosso do Sul Ricardo Caballero Aquino, ao presidente da Colônia Paraguaia em Campo Grande Ricardo Zelada, ao assessor parlamentar paraguaio Carlos Paredes, ao empresário argentino Jose Pianetti e ao deputado estadual do MS, Lídio Lopes.

O gerente de Fomento ao Comércio Exterior da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Paulo César Fialho, concluiu que com foco em desenvolvimento econômico, o estande da PrefCG está movimentado as relações internacionais. “Ao longo de todo o evento serão realizadas diversas palestras mobilizando interessados, além das reuniões para geração de negócios e networking entre empresários. Na seara internacional pode-se considerar um grande sucesso, pois em três dias de Expogrande, três comitivas estrangeiras (Chile, Paraguai e Argentina) além de outros players internacionais passaram pelo estande PrefCG, onde são demonstradas as potencialidades da capital, consolidado o protagonismo regional e agregado valor às cadeias tradicionais”, conclui.

A Expogrande 2024 é realizada pela Associação dos Criadores de MS (Acrissul) e segue com sua 84ª edição como referência no agronegócio e entretenimento reunindo público, expositores e instituições, apresentando tendências, soluções e inovações, além de contar com exposição de animais, leilões, circuito de palestras, shows e oportunidades de grandes negócios.

#pratodosverem   Na matéria há seis fotos. A primeira, utilizada na capa,  mostra a  moça com trajes típicos e cores da bandeira do Paraguai a se apresentar diante do público do estande PrefCG, na 84ª Expogrande. As fotos seguintes mostram palestrantes e homenageados na programação deste sábado (6).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *