26ª Chegada das Bandeiras reúne 250 pessoas em São José
Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Cerca de 250 pessoas acompanharam, no último domingo (28), a realização da 26ª Chegada das Bandeiras, no Museu do Folclore de São José dos Campos, no Parque da Cidade. O encontro contou com a presença de 11 Folias de Reis de São José, Caçapava e Jacareí.
Apesar do tempo instável e da chuva durante parte do evento, o público pode acompanhar toda a manifestação das folias e a benção das bandeiras, realizada durante a missa celebrada pelo padre Robert José Ribeiro, da Paróquia São Sebastião, da Vila Industrial.
Também no domingo, o Museu do Folclore encerrou o ciclo de Natal, iniciado no dia 3 de dezembro, e fez o fechamento do presépio, aberto na mesma data.
Bandeiras das folias são colocadas lado a lado para serem benzidas
Desenhos
Neste ano, uma manifestação também foi acompanhada por um grupo de desenhistas denominado Urbans Sketchers São José dos Campos (ou desenhistas urbanos, tradução numa livre do inglês) ou USk SJC, que retratou diferentes aspectos das Folias de Reis.
O grupo foi formado em 2020 pela argentina Margarita Gallo e faz parte de um movimento internacional de desenhistas independentes, que utiliza diferentes técnicas para desenhar momentos e lugares, sendo fiéis às cenas que estão sendo retratadas, seja em ambientes externos ou internos.
“A experiência foi muito rica e divertida, pois tivemos a oportunidade de conhecer um evento cultural bem colorido e musical. Tentamos retratar pessoas em movimento, o que não é fácil. Esperamos voltar no próximo ano para captar outras imagens da festa”, frisou Margarita.
Margarita divide a administração do grupo com outros três desenhistas, Cibele Gomes, Anacleto José Mendes e Murilo S. Romeiro. Também estiveram presentes os desenhistas AlexSia Barbosa e Claudia Meire e os desenhistas Matheus Milagres e Domingos Massa. O grupo é aberto a novos participantes.
Grupo de desenhistas mostra os trabalhos que foram feitos
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore de SJC
Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade (Santana).
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
Museu do Folclore
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo