Agência Minas Gerais | Balanço da Emater-MG de 2023 traz diversas ações de valorização dos produtos agropecuários mineiros
Um balanço inicial das ações da Emater-MG em 2023 mostra que a empresa realizou muitas atividades e entregas relevantes para a sociedade mineira no ano. Um dos destaques foi o lançamento da plataforma de vendas on-line É do Campo (www.edocampo.com.br), que comercializa produtos do meio rural. Outra novidade do ano é o catálogo Ruralidade Viva – Catálogo de Produtos e Experiências Turísticas da Agricultura Familiar e Produtores Rurais. Na parte de obras, houve o conserto do vazamento de um canal no Jaíba e o desassoreamento de barragens, em Salinas.
O site É do Campo reúne inicialmente a produção de 40 agricultores mineiros. São aproximadamente 250 itens para escolha, que serão entregues no endereço escolhido pelo comprador. O É do Campo tem por objetivo ampliar as vendas da agricultura familiar, por meio do comércio on-line. Nas próximas semanas, mais 60 agricultores terão seus produtos incluídos na plataforma.
“É o primeiro marketplace público governamental no país, que trabalha os produtos da agricultura familiar. No site, todo o Brasil pode ter acesso à diversidade da produção agropecuária de Minas Gerais, como cachaças, doces, cafés, queijos, entre outros itens”, ressalta o diretor-presidente da Emater-MG Otávio Maia.
Os produtores interessados em comercializar no É do Campo devem procurar os escritórios da Emater-MG, verificar se atendem os requisitos de participação, preencher um cadastro e apresentar os documentos obrigatórios, conforme a mercadoria a ser vendida.
Cultura mineira
Já o Ruralidade Viva – Catálogo de Produtos e Experiências Turísticas da Agricultura Familiar e Produtores Rurais – é uma publicação virtual, que está disponível no site da Emater-MG. O trabalho reúne informações sobre dezenas de propriedades que recebem visitantes, organizam roteiros turísticos rurais e degustações de produtos da agroindústria, como queijos artesanais, doces, cafés e cachaças.
A Emater-MG tem trabalhado ainda pela valorização dos produtos mineiros por meio do Concurso Estadual de Queijos Artesanais de Minas Gerais e do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Outra iniciativa cultural importante, realizada em 2023, foi a inauguração do Museu Mineiro da Extensão Rural Alysson Paolinelli, na sede da empresa em Belo Horizonte e que resgata a memória da extensão rural em Minas.
Parcerias
Ao longo do ano, as parcerias como a estabelecida com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), também fizeram a diferença. O contrato tem por foco o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo alimentos de qualidade e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.
“Foram mais de 50 mil atendimentos esse ano e temos conseguido vislumbrar uma melhoria muito grande da qualidade nutricional da merenda escolar em todo o estado de Minas Gerais”, ressalta Otávio Maia.
Em 2023, a Emater-MG também foi responsável por duas obras importantes: a correção do vazamento de um canal no Jaíba e o desassoreamento de 20 barragens no Bananal, em Salinas.
“O canal do Jaíba já estava com um vazamento há um bom tempo. Ele é o principal canal local e, além dos irrigantes da região, leva água para abastecer o município do Jaíba. Então não daria para secar o canal para tapar o vazamento, pois provocaria um desabastecimento de água na cidade. A Emater-MG então conseguiu licitar uma empresa especializada, que faz recuperação em alto-mar, que tapou o vazamento com uma técnica que a água passava por cima da obra”, explica o diretor de Infraestrutura da Emater-MG, Vitório Alves de Freitas.
Atualmente, a Emater-MG, empresa pública vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), tem escritórios em 811 municípios mineiros, através de convênios com as prefeituras municipais. De novembro de 2022 a outubro de 2023, a empresa contabilizou 2,7 milhões de atendimentos de realizados no estado, abrangendo agricultores familiares, público urbano, organizações e demais agricultores. O número total de clientes atendidos foi de 355 mil pessoas, sendo 324 mil agricultores familiares.