Mato Grosso do Sul será representado na Conferência Nacional da Juventude por 18 delegados, que foram eleitos nas etapas anteriores entre os meses de agosto e outubro de 2023.
Ao todo 36 propostas foram selecionadas pelos jovens sul-mato-grossenses durante a etapa estadual, promovida pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude em parceria com o Conjuv (Conselho Estadual da Juventude).
“A 4º Conferência Estadual da Juventude teve como objetivo discutir propostas para fortalecer e construir políticas públicas direcionadas à juventude sul-mato-grossense, contou com a participação ativa dos jovens e diversos outros atores sociais”, explica Jessé Fragoso da Cruz, Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Juventude.
A expectativa é que a 4ª Conferência Nacional da Juventude, que traz como tema: “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, reúna entre os dias 14 a 17 de dezembro em Brasília, aproximadamente 1.300 jovens.
Caberá a delegação sul-mato-grossense a responsabilidade de subsidiar suas propostas por meio de documentos que analisam e expõem a realidade das juventudes no estado.
O Subsecretário ressalta ainda que esse processo possibilitará a escuta atenta das necessidades de estados e municípios, abrindo espaço para a discussão e implementação de políticas públicas mais eficazes.
“O evento nacional é visto como uma oportunidade crucial para estreitar ainda mais os laços entre ambas as partes, visando um comprometimento contínuo com o desenvolvimento e bem-estar da juventude sul-mato-grossense”, finaliza.
Para acessar as 36 propostas do Mato Grosso do Sul que serão apresentadas no evento nacional basta clicar no link: https://docs.google.com/document/d/1m5_YQDUfte-KwXvbpDC79DFDaNHl6rM7DRm0g8iUL7s/edit?usp=sharing
A etapa nacional é organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e pelo Conjuve (Conselho Nacional de Juventude).
Durante a programação acontecerão atividades culturais, exposições e plenárias para debater os eixos do Estatuto da Juventude e outras temáticas importantes para a juventude brasileira, além de painéis expositivos relevantes. A Conferência Nacional é a última etapa de um longo processo de organização de Conferências municipais, regionais, livres, territoriais e digitais.
Jaqueline Hahn Tente, Comunicação Setescc
Fotos: Álvaro Rezende/Secom