Prefeitura de Sorocaba participa do 3º Simpósio Internacional do Faces & Vozes da Recuperação no Brasil – Agência de Notícias
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), participou do 3º Simpósio Internacional do Faces & Vozes da Recuperação no Brasil – Recuperação + Direitos Humanos = O novo paradigma da Saúde Mental, que teve como objetivo reunir profissionais especializados e demais interessados no tema da recuperação da dependência química, com vistas a debater os problemas relacionados a esse assunto e utilizar os resultados das discussões para a elaboração de estratégias de fortalecimento que ampliem a adesão de pessoas em programas de recuperação de longa permanência.
O Simpósio foi realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e, representando a Secid e a cidade de Sorocaba, contou com a presença dos chefes de seção da Secretaria, Vagner Fernando Ramos Bueno, Alexandre Pereira Nicácio Martins e Luciana Rocha More; do coordenador de Reintegração Social dos Egressos do Sistema Prisional, Francisco Carlos Rodrigues da Silva; da coordenadora da Igualdade Racial, Viviane Anesia Bueno Taveira; do diretor de área Rogério Barbosa; da assistente social Luana Cardoso e da psicóloga Adrielle da Silva Ribeiro Luz, todos da Secid.
No evento, foram apresentadas as principais tendências internacionais em saúde mental nessa área, com ênfase no alinhamento, com o mesmo grau de importância, entre especialistas por experiência e especialistas por treinamento. Assim, ao longo dos três dias de Simpósio, os especialistas cujo conhecimento vêm da própria experiência no trabalho de recuperação puderam discutir os desafios para o setor, lado a lado, com os profissionais médicos, psicólogos, enfermeiros e de outras áreas correlatas, sobre as melhores práticas para o enfrentamento do problema. Nesse sentido, tratou-se de um evento com abordagem pioneira no setor.
O encontro abordou, também, aspectos como a acessibilidade ao álcool e outras drogas, os desafios no combate à dependência química, exclusão social e marginalização, modelos de tratamento, entre outros. Assim, o evento teve o intuito de apresentar à sociedade brasileira um novo paradigma em saúde mental, colocando a recuperação como o objetivo principal do enfrentamento do problema e no cuidado com as pessoas atingidas por essa situação.
Por fim, a proposta do Simpósio, ao reunir especialistas e grupos engajados no combate ao TUS (Transtorno do Uso de Substâncias) e de outros profissionais que atuam na orientação e no acompanhamento de egressos do tratamento de reabilitação, pode discutir e oferecer estratégias de políticas públicas de âmbitos municipal, estadual e federal, em linha com o que há de mais atual no ramo internacionalmente.
Para os organizadores do Faces & Vozes, a recuperação é vista como um investimento social de primeira ordem e com potencial para influenciar, inclusive, no desenvolvimento de uma sociedade melhor, começando pela humanização das pessoas em seus relacionamentos e pela transformação de situações adversas em ganhos para toda a sociedade.
“É extremamente importante a equipe de Sorocaba participar de uma atualização nessa área, inclusive, pelo fato de a cidade estar realizando um trabalho tão abrangente e pioneiro, como vem sendo o ‘HumanizAção’, inclusive, servindo como modelo para outros municípios brasileiros, no qual essa situação costuma aparecer de forma recorrente”, conclui o secretário da Cidadania de Sorocaba, Clayton Lustosa.
Fotos: Secid/Divulgação