Sorocaba

Conheça a E.M.“Duljara Fernandes de Oliveira”: escola se destaca pelas atividades pedagógicas e espaços diferenciados a favor do ensino de excelência – Agência de Notícias

Fotos: Bruno Rodrigues e Michelle Alves/Secom Sorocaba; Rodrigo Alcântara (Reprodução).

Quem trafega pelo bairro Jardim Santo Amaro, na Zona Norte de Sorocaba, e se depara com a Escola Municipal “Duljara Fernandes de Oliveira”, logo pensa que se trata de uma instituição de ensino particular. Pelo contrário!

A fachada é revestida de material ACM, que garante mais durabilidade e traz uma estética que chama a atenção pela beleza, logo na entrada da unidade. Dentro, a escola está passando por reformas pela Prefeitura de Sorocaba em algumas de suas salas, como a de cinema, que faz sucesso enorme entre os estudantes.

O auditório conta com equipamentos novos e modernos e tem espaço amplo para apresentações. Ao caminhar pela unidade, o encantamento com o local aumenta. Como no caso da sala de leitura, que ganhou um tom colorido especial, com a pintura e decoração temática do “Sítio do Pica-pau Amarelo”.

As salas de aula contam todas com ar condicionado e o piso dos corredores foram trocados por novos. Algumas áreas estão passando por completa revitalização, com pintura conferindo novos tons à unidade. A previsão é de que os alunos possam usufruir do espaço com o visual novo já na volta às aulas, no segundo semestre.

Igualmente com investimento do Município, a escola também conta com o Espaço Maker, ambiente que funciona como um laboratório de produção de projetos, feitos pelos próprios alunos, onde eles têm à mão uma série de ferramentas e recursos, além da orientação de um monitor, sendo incentivados a usar a criatividade e colocar em prática suas ideias, empregando, para isso, desde materiais mais simples e recicláveis até tecnologias avançadas. A sala também conta com uma impressora 3D.

Outro diferencial é o espaço utilizado para aprendizagem de matemática, por meio de tecnologia virtual com inteligência artificial. Os alunos usam óculos especiais, que permitem que eles caminhem digitalmente pelo metaverso e aprendam, de forma lúdica, cálculos e solucionem problemas matemáticos.

A escola também foi contemplada com tablets e Chromebooks para os professores e estudantes do Ensino Fundamental, fornecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Sedu).

Para acompanhar tudo isso de perto, na tarde desta sexta-feira (30), o prefeito Rodrigo Manga visitou a escola e ficou, novamente, encantado com os projetos e todo cuidado da gestão e equipe escolar com a unidade. “Para nós, é um motivo de imenso orgulho ter à disposição da população uma escola com tantos projetos e espaços tão diferenciados e bem cuidados. Isso torna esta unidade escolar uma referência e exemplo do bom uso dos recursos  educacionais”, disse o prefeito.

Os projetos, reparos e manutenções realizados na escola são oriundos do Fundo Rotativo Escolar (FRE), implantado pela atual Administração da Prefeitura de Sorocaba, além de arrecadações da APM (Associação de Pais e Mestres) e parcerias com empresas da iniciativa privada. “Quem ganha com tudo isso são os alunos”, pontuou o diretor da E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, Alex Sandro Lucas dos Santos.

Beatriz Antônia Silva dos Santos, mãe de Lorenzo e tia de Analice, ambos estudantes da “Duljara”, de seis anos de idade, abriu um largo sorriso e elogiou a unidade. “Esta escola está linda demais e possui um excelente ensino. Dá gosto trazer as crianças para estudar aqui!”, resumiu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *