Realizações do Fundo Social de Solidariedade são destaque em encontro de mulheres empreendedoras – Agência de Notícias
Debater sobre os vários aspectos do empreendedorismo feminino é a pauta mensal das reuniões de mulheres empreendedoras, realizadas pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), em parceria com a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa). A convidada para participar do bate-papo, neste mês de junho, foi a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, que também é empreendedora, Sirlange Frate Maganhato. A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (14), no Sebrae Sorocaba.
Entre os destaques, a primeira-dama falou a respeito das muitas ações sociais realizadas pelo Fundo Social de Solidariedade, entre as quais é possível destacar a campanha “A Fome não é Fake!”, que já distribuiu mais de 100 mil cestas básicas para a população em situação de vulnerabilidade, tendo também ajudado as populações atingidas por catástrofes provocadas por fortes chuvas em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, e em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo.
Em 2021 e 2022, o Casamento Solidário, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade, oficializou a união de 230 casais, com cerimônia ecumênica e uma grande festa promovida no Clube de Campo Sorocaba, em parceria com a iniciativa privada.
Neste ano, também foram criados pelo FSS os projetos “Mercado Solidário” e o “MegaBazar Solidário”, igualmente voltados ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. A proposta é proporcionar itens essenciais para o dia a dia das famílias, desde gêneros alimentícios até produtos de higiene pessoal e de limpeza para a casa, além de roupas e calçados novos e seminovos. São oferecidos vales gratuitos, que podem ser trocados pelas famílias por itens de sua livre escolha.
A Festa Julina é outro marco entre as realizações que têm o apoio da Prefeitura e do FSS. Promovida pela Afejubes (Associação das Entidades Participantes da Festa Junina Beneficente de Sorocaba), a tradicional festa solidária promove entretenimento cultural e lazer em família, ao mesmo tempo em que proporciona renda significativa para as entidades assistenciais do município participantes. No ano passado, um público acima de 200 mil pessoas, ao longo dos dias de festa, permitiu quadruplicar a renda obtida pelas entidades filantrópicas que comercializam seus produtos durante o evento.
A primeira-dama e presidente do FSS abordou, ainda, sobre seu lado empreendedor e como conciliar todos esses afazeres com seus objetivos pessoais e atribuições como mulher, mãe e esposa. “É importante não se esquecer de ter um espaço para cuidar de si mesma, do próprio corpo e bem-estar, fazendo uma atividade física regularmente. Eu não fazia, até ouvir de alguém sobre essa importância e pensar que, se essa fosse uma prioridade, eu encontraria tempo. Atualmente, eu acordo às 5h da manhã e o Crossfit é meu primeiro compromisso, em prol da minha saúde”, revelou.
Durante o bate-papo, também foi possível destacar que Sorocaba é, hoje, uma referência para muitas empresas e as empreendedoras também estão conhecendo os benefícios disso. Cristiane Castro, por exemplo, é de Boa Vista (RR) e soube do desenvolvimento de Sorocaba, o que atraiu a empresa, da qual é sócia, para abrir uma nova unidade no município. “Temos a Olhandela, especializada em design de sobrancelhas e beleza, uma empresa voltada também a cuidar da autoestima das mulheres. A empresa existe há 10 anos e, em agosto, fará um ano que estamos presentes também em Sorocaba, uma cidade muito promissora para os nossos negócios”, ela avalia.
Andréa Rocha Carvalho é gerente de Desenvolvimento de Negócios da JNR Logística, empresa especializada em transporte de cargas, com sede em Poços de Caldas (MG) e, há pouco mais de quatro meses, está presente também em Sorocaba. “Tínhamos o sonho de expandir a empresa e pesquisamos muito antes de vir para cá. E estamos muito felizes pela acolhida que Sorocaba está nos proporcionando. É uma cidade que conseguiu crescer muito, mas sem perder sua essência de município do interior, que nós também gostamos muito e preservamos”, comenta a executiva.
Em sua fala, dirigida às mulheres presentes, a primeira-dama Sirlange fez questão, ainda, de mostrar a importância de cada uma se dedicar ao crescimento do próprio negócio, mas sem se esquecer de estimular e oferecer suporte aos seus pares. “Todos falam do crescimento de Sorocaba, mas o que estamos fazendo, na prática, é buscar também o crescimento regional. Porque, assim, não sobrecarregamos o próprio município e nos fortalecemos regionalmente, o que é muito bom para todos”, conclui.
Fotos: Rose Campos/Secom