Projeto “Pinte no Parque e Faça Arte” comemora o Dia da Floresta Atlântica no Parque da Biquinha neste sábado (27) – Agência de Notícias
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), promove, neste sábado (27), das 9h às 12h, uma programação especial do projeto “Pinte no Parque e Faça Arte”, no Parque da Biquinha, em comemoração ao Dia Municipal da Floresta Atlântica (27 de maio). O tema escolhido é a “Polinização e as abelhas”.
A iniciativa de Educação Ambiental acontece sempre no último sábado do mês, no Parque da Biquinha, oferecendo gratuitamente oficinas, exposições e dinâmicas, voltadas a pais, responsáveis e filhos, além da oportunidade de passarem, juntos, uma manhã agradável e em contato com a natureza.
Para celebrar a data, a Sema promoverá uma exposição, com materiais biológicos e didáticos, apresentando diferentes espécies de abelhas, inclusive as nativas sem ferrão. As crianças, ainda, terão a oportunidade de participar de uma oficina de abelhinhas, utilizando materiais reutilizados, e aprender, de forma lúdica, como o pólen é carregado pelas abelhas para polinização das plantas.
As abelhas são insetos de extrema importância para os ecossistemas, pois são grandes polinizadoras e mantêm a sobrevivência de muitas plantas no Planeta Terra. Além disso, as abelhas produzem mel e própolis. No Brasil, estima-se que existam mais de três mil espécies de abelhas, muitas ainda não descritas. Entre elas, as mais conhecidas em nossa região são as mirins, as jataís, as iraís e as mandaçaias.
Em Sorocaba, a comemoração do Dia Municipal da Floresta Atlântica faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, previsto na Lei Municipal nº 8.812/2009.
As atividades do projeto “Pinte no Parque e Faça Arte” são gratuitas e abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia. O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3224-1997.
Foto: Fabio Alonso/Sema