Crianças aprendem a fazer broinha de fubá em oficina de culinária gratuita na Biblioteca Infantil de Sorocaba – Agência de Notícias
Uma tarde de aprendizado sobre Tropeirismo, com muita diversão e mãos na massa. Essa foi a experiência oferecida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a 15 crianças, na tarde desta segunda-feira (22), na oficina de culinária infantil da Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. Os pequenos aprenderam uma receita simples, rápida e deliciosa de broinha de fubá.
Realizada como parte da programação gratuita da 56ª Semana do Tropeiro, a oficina de culinária infantil tem como objetivo apresentar, de forma lúdica e divertida, a história do Tropeirismo, por meio de uma receita simples, introduzindo a arte da cozinha e trabalhando o desenvolvimento de habilidades motoras. O milho, que dá origem ao fubá, teve um papel importante na culinária Tropeira e foi um dos itens mais consumidos na época. A atividade contou com a participação especial do Padre e Chef de Sorocaba, Evandro Luis Zanardo Paulim, que ficou famoso por sua participação no programa “Masterchef”, o reality show gastronômico da TV Band.
Antes de começar a preparar a receita, as crianças ouviram um pouco sobre a história do Tropeirismo, em uma breve apresentação feita pela funcionária da Secretaria de Cultura, Paula Cristina Minatogawa. Já de mãos devidamente higienizadas e vestindo avental e toca, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer, na cozinha caipira da Biblioteca Infantil Municipal, todos os ingredientes necessários para preparar a broinha de fubá, como a erva-doce, por exemplo, que dá um toque especial à receita.
Na sequência, organizadas em grupos, as crianças conheceram cada etapa da receita e capricharam na mistura da massa. Além do fubá, a broinha recebeu os seguintes ingredientes: farinha de trigo, açúcar, fermento em pó, ovo, margarina, leite e a erva-doce. Após misturá-los, primeiramente com uma colher e, depois, com as pontas dos dedos, os pequenos chefes de cozinha fizeram pequenas bolinhas com a massa e colocaram-nas em formas untadas para assarem em forno na temperatura média.
Enquanto aguardavam a broinha de fubá dourar, as crianças ainda aprenderam a confeccionar uma mulinha de brinquedo, feita com materiais recicláveis. Por fim, com a broinha de fubá já assada, todos puderam degustar essa comida especial, que pode ser servida no café da manhã ou no café da tarde.
Ana Luiza Gonçalves Ferreira, de 9 anos, foi uma das alunas da programação gratuita da Semana do Tropeiro. Essa foi a primeira vez que participa de uma oficina de culinária e estava muito empolgada, apesar de já saber preparar algumas receitas em casa, como bolo, arroz, ovo frito e pipoca. “Achei fácil fazer a broinha de fubá, mas eu nunca provei antes. Estou gostando bastante de tudo, principalmente porque estou cozinhando com o Padre Chef”, declarou. Aluna do 4 ano do Ensino Fundamental, Ana Luiz disse que aprendeu recentemente sobre a história do Tropeirismo também na escola onde estuda.
A auxiliar de enfermagem Emily Melo, moradora de Aparecidinha, acompanhou sua filha Maria Sofia, de 7 anos, na Biblioteca Infantil de Sorocaba e aprovou a programação. “Ela adorou, porque ama culinária. Em casa, ela faz ovinho mexido de manhã e fazemos bolo, juntas. Achei tudo maravilhoso, pois a oficina é muito interativa e, para ela, que é muito tímida, está sendo ótimo, inclusive para fazer amizades. Todos estão de parabéns”, comentou.
A oficina de culinária infantil será oferecida novamente na próxima segunda-feira (29), às 14h, e todas as vagas já foram preenchidas, podendo os interessados participarem futuramente de outras edições do projeto. A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3231-5723 ou pelo e-mail: [email protected].
Fotos: Mariana Campos/Secom