Sorocaba

Sorocaba tem primeiro caso de internação para tratamento da dependência química envolvendo uso de K9 – Agência de Notícias

 

As equipes do programa municipal “HumanizAção”, da Prefeitura de Sorocaba, acabam de encaminhar para internação voluntária uma mulher, de 39 anos, chamada Vanessa, moradora do bairro Jardim Refúgio, que identificou-se ser usuária da nova droga chamada K9, cujos efeitos são devastadores.

Ontem, quinta-feira (6), Sorocaba saiu na frente, mais uma vez, na realização de ações preventivas e combativas contra a dependência química, sobretudo para conter a proliferação na cidade dessa nova droga de efeito devastador, já espalhada em São Paulo capital e que tende a se expandir para o interior do Estado.

A substância causa a paralisia de funções básicas no organismo, considerada 100 vezes mais agressiva que o crack e fazendo com que a pessoa fique em estado catatônico, parecendo um “zumbi”.

Vanessa, que é mãe de oito filhos, foi rapidamente atendida, após contato feito por moradores, pelo WhatsApp 24 horas do programa “HumanizAção”, informando sobre a situação e a necessidade de auxílio para o caso.

Segundo relatos, após o uso da droga K9, como efeito colateral, ela teria tido um ataque de nervosismo extremo, tentando arrancar um portão com as mãos, causando pânico na vizinhança.

Ela foi encaminhada para tratamento de reabilitação na unidade feminina do Grasa (Grupo de Apoio e Combate a Drogas e Álcool Santo Antônio), entidade parceira do Município de Sorocaba nessa frente. O prefeito Rodrigo Manga esteve junto com a equipe do “HumanizAção” no atendimento e resgate à munícipe.

“Pela graça de Deus, a Vanessa aceitou ajuda para tratamento. E, se você identificar qualquer pessoa que está usando essa droga terrível, entre em contato imediatamente pelo WhatsApp do “HumanizAção”, que as equipes irão até o local e prestarão todo atendimento ao alcance”, destacou o prefeito.

 

Guerra contra as drogas

As iniciativas preventivas e de combate anunciadas pelo prefeito Rodrigo Manga e colocadas em prática, desde ontem, quinta-feira (6), vão desde a ampliação das vagas para tratamento da dependência química, passando pelo monitoramento diário de pontos da cidade para identificar possíveis grupos de usuários e a ampliação do uso do WhatsApp: (15) 99666-2636, do programa “HumanizAção”, que funciona 24 horas por dia, para receber denúncias ou informações que possam melhor direcionar as ações das equipes de apoio.

O Poder Público de Sorocaba está com todo o efetivo do programa “HumanizAção” nas ruas, envolvendo diversas secretarias municipais, Assistência Social e Guarda Civil Municipal (GCM), para rastrear e identificar usuários de drogas, em especial da nova droga K9.

As ações consistem em abordagem social especializada às pessoas em situação de rua ou dependentes químicos identificados, propiciando acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS) ou outro tipo de auxílio específico.

Da mesma forma, dependentes químicos, voluntariamente, são encaminhados para tratamento de reabilitação. “Em parceria com outras esferas de Governo, aumentamos em mais de 40 vezes o número de vagas disponíveis em clínicas de tratamento para dependentes químicos, que terão a chance de largar o vício e mudar de vida. Eram 40 vagas, que aumentamos para 940 e chegamos, no momento atual, a 1.840 vagas de tratamento. Ou seja, se a pessoa quiser se tratar, ela tem tudo à disposição”, completa o prefeito Rodrigo Manga.

Nesse sentido, para ampliar, ainda mais, a oferta de atendimento nessa frente, a participação da população, via WhatsApp: (15) 99666-2636, do “HumanizAção”, é fundamental. Pelo canal, o munícipe colabora com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de cuidados e acolhimento, ou pessoas em situação de dependência química.

O programa “HumanizAção” é realizado de forma integrada e reúne profissionais da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), da Secretaria de Governo (Segov), da Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Além do WhatsApp: (15) 99666-2636, outras formas de contato com o “HumanizAção” são pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *