A Prefeitura de Sorocaba, nesta quinta-feira (23), recebeu confirmação da Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo, de que já acontecem as tratativas para implantação de mais duas unidades do restaurante Bom Prato em Sorocaba. Uma delas seria em ponto fixo, no mesmo padrão daquela que atualmente funciona no Jardim Faculdade, e outra móvel, para percorrer diferentes pontos da cidade.
“Há anos temos ouvido falar que Sorocaba vai ganhar um novo Bom Prato, mas isso nunca sai do papel. Desta vez, notei empenho e compromisso da atual Administração estadual para efetivar isso, de uma vez por todas, e acredito que, nos próximos meses, possamos ter essa confirmação positiva”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, após encontro, em São Paulo, com o secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Gilberto Nascimento.
A sugestão é que a nova unidade fixa funcione na Zona Norte, por ser a região mais populosa do município. “Já constatamos que Sorocaba, de fato, comporta mais uma unidade fixa do Bom Prato, com demanda suficiente para absorver a oferta diária de mais 1.200 refeições, por dia. Estamos aprofundando os estudos nesse sentido”, adiantou o secretário de Estado.
Ele adiantou que o município ainda pode ser atendido por uma unidade móvel, que já entraria em funcionamento, enquanto vai sendo implantada a unidade fixa. “O prefeito Manga pediu isso e vamos, agora, verificar. São 300 refeições, por dia, em cada unidade móvel, que poderá percorrer alguns bairros de Sorocaba”, complementou o secretário estadual. O serviço itinerante funciona em caminhões e as refeições são preparadas e embaladas nos restaurantes fixos, sob a supervisão de equipe de nutricionistas.
A unidade móvel serve apenas almoço e permanece, em geral, por cerca de quatro meses em cada endereço previamente estudado pelas equipes envolvidas no mapeamento de atendimento do programa. O preço unitário das refeições é R$ 1, mesmo valor das refeições em todos os restaurantes fixos do programa. A operação do Bom Prato Móvel começou em março de 2022 e são 27 unidades já em funcionamento no Estado.
Criado em 28 de dezembro de 2000, o programa Bom Prato conta com 73 restaurantes fixos espelhados pela capital, interior, Região Metropolitana de São Paulo e Litoral. Localizado na Rua dos Andradas, 135, próximo ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), o restaurante Bom Prato fixo, hoje existente em Sorocaba, foi inaugurado em 2006 e é administrado pelo Centro Social São Camilo.
O almoço conta com alimentação balanceada, composta por arroz, feijão, salada, legumes, uma proteína e sobremesa (geralmente uma fruta da época). Desde setembro de 2011, também é servido café da manhã, a um custo de R$ 0,50, em que é oferecido café com leite, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios e uma fruta da estação.