Rio de Janeiro

Instituto Pereira Passos vai auxiliar IBGE na conclusão do Censo 2022 nas favelas da cidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O IPP vai auxiliar o IBGE na conclusão do Censo 2022 – Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Pereira Passos, criou uma força-tarefa para auxiliar na reta final da contagem populacional nas favelas cariocas do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Agentes e ex-agentes de Territórios Sociais, programa do município e ONU-Habitat que atua na identificação de famílias em situação de vulnerabilidade social, ajudarão a reduzir o percentual de domicílios que não responderam ao Censo nas comunidades da cidade, que está em torno de 9%.

– Ter informações qualificadas das favelas da cidade é de suma importância para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas, baseado em dados e evidências. Por isso, o Censo é tão importante. O IPP já tem uma parceria de longa data com o IBGE e apoiá-lo nessa corrida final é um dever da casa. Com nossa experiência com o Programa Territórios Sociais, formamos recenseadores comunitários muito especializados no território carioca. Além disso, podemos apoiar o IBGE com uma rede de conhecimentos locais institucionais muito potentes – afirma o presidente do Instituto Pereira Passos, Carlos Krikhtine.

Os novos recenseadores trabalharam em fases anteriores de Territórios Sociais e possuem experiência com pesquisas domiciliares nas localidades prioritárias. Nesta semana, eles foram treinados pelo IBGE para um conhecimento mais profundo sobre o questionário utilizado no Censo.

– Territórios é um programa que visa encontrar as famílias mais vulneráveis e, por isso, precisa estar diariamente nessas comunidades. Temos uma excelente articulação nestes territórios, os nossos agentes de campo são moradores e conhecem muita gente. Além de disponibilizar uma lista de pessoas experientes para trabalhar, estamos oferecendo todo suporte ao IBGE, deslocando nossos coordenadores de campo para acompanhar as equipes com o objetivo de alcançar as famílias que ainda não responderam ao Censo – explica Andrea Pulici, coordenadora técnica de Projetos Especiais do IPP.

A partir desta quinta-feira (16/3), eles foram a campo dentro da última fase da operação censitária, a Etapa de Apuração, que abrange os trabalhos de Análise dos Dados coletados. Assim, eles irão buscar por moradores que estavam ausentes no momento da visita ou que se recusaram a responder o questionário.

– Essa chance de ter mão de obra especializada para trabalhar nos aglomerados subnormais, principalmente onde há recusa do informante, certamente será muito valiosa para que o IBGE consiga finalizar o Censo nessas comunidades – comemora o chefe do Setor de Territórios Sociais do IBGE, Jaison Luiz Cervi.

Compartilhe

Categoria:

Marcações: censo Cidade comunidade favelas IBGE IPP

Notícias

Comlurb vai garantir a limpeza no entorno do Maracanã durante as semifinais do Campeonato Carioca

17 de março de 2023

Campanha de adesão à coleta seletiva da Comlurb chega neste sábado à Barra da Tijuca 

17 de março de 2023

Evento Mulheres in Cena debate oportunidades de aprendizagem e mercado de trabalho

17 de março de 2023

Elevado Presidente Itamar Franco será interditado para manutenção e limpeza

17 de março de 2023

Vila Olímpica de Vila Isabel oferece novas atividades: breaking e dança carimbó

17 de março de 2023

< Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *