Prefeitura de Sorocaba apoia realização de evento técnico voltado à preservação de primatas de pequeno porte – Agência de Notícias
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), junto da equipe do Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, apoiou e participou de um encontro de especialistas voltado à preservação de primatas de pequeno porte. Trata-se do V Workshop de Manejo e Conservação de Calitriquídeos.
Este nome representa uma família de macacos do Novo Mundo, ou seja, nativos de florestas das Américas Central e do Sul, também denominados como Neotropicais. Fazem parte desse grupo os saguis e os micos.
O evento técnico aconteceu ao longo desta semana, de 6 a 9 de março, e foi realizado na ACADEBio/Flona Ipanema, na cidade de Iperó. Foi organizado pela Durrell Wildlife Conservation Trust, Instituto de Pesquisas Ecologicas (IPÊ), Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), com o apoio da Prefeitura de Sorocaba.
No evento, estiveram presentes diversos especialistas em manejo de fauna, tanto dos animais que vivem na natureza, quanto dos que estão sob cuidados humanos.
Uma das atividades práticas do workshop foi uma visita ao Zoo para os participantes conhecerem o manejo que é aplicado para os Calitriquídeos existentes ali, além de poderem conhecer os animais e recintos, para atestarem o bem-estar e as instalações.
“O workshop é uma oportunidade de trocar experiências com outras instituições. Neste evento, falamos sobre as técnicas mais adequadas para o manejo de Calitriquídeos, tanto os encontrados na natureza, quanto os presentes em zoológicos. O objetivo é sempre aumentar o bem-estar dos animais que estão sob cuidados humanos e, com isso, contribuir para a preservação das espécies ameaçadas. Além disso, instituições e pesquisadores que trabalham com animais em vida livre também estiveram presentes, uma vez que a conservação envolve, tanto a parte dos zoológicos, bem como os estudos na natureza. Tudo é integrado. E isso demonstra a importância dos zoos”, sinaliza o biólogo Marcos Tokuda, do Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
A escolha do Zoo de Sorocaba como local para a realização da atividade prática se deve ao trabalho de excelência que é praticado nesse espaço e, ainda, pela sua relevante contribuição na conservação da fauna brasileira.
O Zoo de Sorocaba tem se destacado na reprodução do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), espécie considerada ameaçada de extinção. Além dessa, o Zoo local cuida de outras espécies de Calitriquídeos ameaçadas de extinção, como o sagui-preto, mico-leão-de-cara-dourada e mico-leão-dourado.
Colaborou com o texto o biólogo Marcos Tokuda, do Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, que participou do workshop.
Fotos: SEMA/Divulgação